Topo

Nadal sofre diante de argentino e vai à semifinal com virada embalada pela torcida brasileira

Rafael Nadal vai à rede durante sua partida contra Carlos Berlocq - Wagner Carmo/Inovafoto
Rafael Nadal vai à rede durante sua partida contra Carlos Berlocq Imagem: Wagner Carmo/Inovafoto

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

15/02/2013 22h39

A barulhenta devoção da torcida em São Paulo foi recompensada pela luta em quadra de Rafael Nadal, que sofreu para virar contra o argentino Carlos Berlocq na noite desta sexta-feira, evitando uma eliminação precoce nas quartas de final do Aberto do Brasil. O favorito espanhol fez o ginásio do Ibirapuera tremer com vitória por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-4 e 6-4, em quase 2 horas e meia de confronto.

Número 78 do mundo, Berlocq apresentou uma atitude de jogo arrojada, atacando o serviço de Nadal. O antigo líder do ranking da ATP se viu em alguns instantes de dificuldade, mas encontrou o melhor do seu repertório em bolas decisivas para selar a classificação. Assim, garante com seu carisma casa cheia no Ibirapuera pelo menos no sábado.

Após a batalha contra Berlocq, Nadal enfrentará mais um argentino na semifinal. Trata-se de Martin Alund, que eliminou o italiano Filippo Volandri também nesta sexta-feira, por 2 sets a 0.

Do outro lado da chave, o italiano Simone Bolelli luta por uma vaga na decisão contra David Nalbandián, mais um argentino vivo na disputa.

Berlocq conseguiu a vantagem de 4 a 2 no primeiro set pressionando o segundo serviço de Nadal e contando com uma dupla falta do favorito. Mas o espanhol conseguiu devolver a quebra logo do game seguinte, batalhando em pontos longos.

O argentino voltou a pontuar em um serviço de Nadal com um rali que levantou o público do Ibirapuera. Novamente em desvantagem, o espanhol acusou um buraco na quadra e pediu a ação da organização do torneio. Berlocq em seguida teve dificuldade para confirmar o saque, mas arriscou em bolas de fundo e conseguiu a proeza e abrir um set na frente do rei do saibro.  

No segundo set Nadal teve dificuldade para confirmar o serviço e, no oitavo game, desperdiçou três chances de quebra. Mas, na oportunidade seguinte, o espanhol aproveitou o set point no serviço de Berlocq e fez o Ibirapuera balançar.

Pouco depois a torcida recebeu um balde de água fria, logo no terceiro game do set seguinte, quando Berlocq conseguiu a quebra e vislumbrou a chance de vitória. Nadal não abaixou a cabeça e foi buscar o empate em 3 a 3 em um game longo, que terminou com uma dupla falta do argentino.

Sacando sob pressão em desvantagem de 5 a 4, Berlocq voltou a entregar ponto com saques na rede. Nadal teve paciência para trocar bolas até ganhar dois match points de recompensa. A vitória veio no primeiro deles.

O Aberto do Brasil é o segundo torneio de Nadal na volta ao circuito profissional depois de uma ausência de sete meses, em razão de um problema no joelho. Na última semana o espanhol acabou com o vice-campeonato de simples e de duplas em Viña del Mar, no Chile. Em São Paulo, o ídolo não tem escondido que ainda não se sente à vontade em quadra, na companhia das dores. 

Nadal batalha em São Paulo pelo 51º título da carreira. O ex-número 1 do mundo já venceu o Aberto do Brasil em 2005, ainda na condição de um jogador iniciante, na época em que o torneio era realizado na Costa do Sauipe, na Bahia. Aquela foi a segunda conquista do espanhol na ATP.