Topo

Djokovic sai atrás em set atípico, mas vira contra russo na estreia em Monte Carlo

 Novak Djokovic vibra após ponto na dura partida contra o russo Mikhail Youzhny - AFP PHOTO/ VALERY HACHE
Novak Djokovic vibra após ponto na dura partida contra o russo Mikhail Youzhny Imagem: AFP PHOTO/ VALERY HACHE

Do UOL, em São Paulo

17/04/2013 11h28

Não parecia que se tratava do número um em quadra. Na verdade, chegou a parecer que o líder do ranking da ATP estava do outro lado da quadra. Porém, durante o jogo, tudo voltou ao "normal". Novak Djokovic começou "dormindo", perdeu o primeiro set, mas voltou a mostrar seu tênis habitual, virou contra Mikhail Youzhny e se classificou para as oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo ao vencer por 2 sets a 1 (4-6, 6-1 e 6-4) o russo, na manhã desta quarta-feira.

O primeiro set começou de forma bizarra: com Djokovic no saque, Youzhny teve três break-point até quebrar o adversário e abrir 1 a 0. Manteve seu saque no game seguinte e, apesar de sofrer um ponto espetacular do sérvio (após levar um lobby, bateu por trás do corpo de costas para o rival), quebrou novamente o saque de Djoko no terceiro game. 

Após ver o rival abrir 4 a 0, o sérvio finalmente confirmou seu saque, diminuindo para 4 a 1. Mas já era tarde: perdeu o seguinte e, mesmo se recuperando e diminuindo para 5 a 4, não conseguiu virar o set. Com um erro de direita do sérvio, o russo fechou em 6 a 4.

Mas era um sinal: o bom tênis havia voltado e não mais deixaria o número um do mundo até o final da partida. Na segunda parcial, vitória fácil. Só deixou o russo vencer um game, e quebrou o quarto e o sexto games para abrir 6 a 1. Nesse set, forçou tantos erros do russo que Youzhny só conseguiu confirmar nove pontos em 21 saques, enquanto anotou 17 em 25.

O terceiro set já começou com Djokovic mostrando que realmente estava cansado de sofrer na partida. Quebrou logo no primeiro game e parecia que não seria mais incomodado pelo adversário.

Engano. Youzhny voltou a incomodar o jogo do sérvio, com belas passadas e paralelas, e quebrou o saque de Djokovic no sexto game da parcial, para igualar em 3 a 3.

O jogo ficou igual, com belas trocas de bola, até o nono game, quando uma deixadinha de Youzhny parou na rede e Djokovic quebrou o saque do russo. Ao número um do mundo só restou aproveitar novos erros do russo no game seguinte e, com um ace, finalizar o jogo.

A dificuldade de Djokovic na partida pode ser explicada pela lesão no tornozelo, que ainda o incomoda e o fez pensar em desistir do torneio.

Durante a partida, Djokovic chegou a discutir com o árbitro de cadeira, pois foi advertido por demorar a colocar a bola em jogo em lance no sexto game. Segundo as novas regras da ATP, o tenista tem, no máximo, 25 segundos para sacar. Djokovic disse que esperava o silêncio das arquibancadas, mas não evitou a "bronca" do árbitro.

Agora, ele encara o vencedor do duelo entre o letão Ernests Gulbis e o argentino Juan Monaco, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira, pela segunda rodada. Djokovic busca seu primeiro troféu em Monte Carlo, torneio dominado por Rafael Nadal desde 2005.

NADAL ATROPELA AUSTRALIANO EM ESTREIA

  • Rafael Nadal iniciou sua busca pelo nono título do Masters 1000 de Monte Carlo sem dificuldades: ele atropelou o australiano Marinko Matosevic em dois sets rápidos, por 6-1 e 6-2, na manhã desta quarta-feira. O espanhol, agora, encara o alemão Philipp Kolschreiber, algoz de Thomaz Bellucci na primeira rodada. Campeão do torneio em todas as edições desde 2005, Nadal mostrou que está em forma para buscar a nona conquista em Mônaco. Foi a 43ª vitória seguida de Nadal em Monte Carlo, série iniciada em 2005 - e a 45ª no total.

ANDY MURRAY ESTREIA COM VITÓRIA TRANQUILA

  • O último dos principais tenistas do mundo a estrear em Mônaco foi o britânico Andy Murray. Após Rafael Nadal atropelar Marinko Matosevic, e Novak Djokovic ter dificuldades, mas passar por Mikhail Youzhny (Roger Federer optou por descansar nesta semana), o escocês fechou o dia de vitórias dos grandes nomes do circuito ao bater o francês Edouard Roger-Vasselin em sets diretos: 6-1 e 6-4. E, na falta de Federer, Murrary agora encara outro suíço nas oitavas de final: Stanislas Wawrinka, que passou pelo espanhol Albert Montañes.