Topo

Nadal inicia busca pelo enea em Monte Carlo com atropelamento sobre australiano

Rafael Nadal grita durante devolução na vitória sobre Marinko Matosevic - AFP PHOTO/ VALERY HACHE
Rafael Nadal grita durante devolução na vitória sobre Marinko Matosevic Imagem: AFP PHOTO/ VALERY HACHE

Do UOL, em São Paulo

17/04/2013 08h55

Rafael Nadal iniciou sua busca pelo nono título do Masters 1000 de Monte Carlo sem dificuldades: ele atropelou o australiano Marinko Matosevic em dois sets rápidos, por 6-1 e 6-2, na manhã desta quarta-feira. O espanhol, agora, encara o alemão Philipp Kolschreiber, algoz de Thomaz Bellucci na primeira rodada.

Campeão do torneio em todas as edições desde 2005, Nadal mostrou que está em forma para buscar a nona conquista em Mônaco. Sem dificuldade alguma, ele dominou e fechou a primeira parcial em apenas 24 minutos, cedendo apenas um game. 

No segundo set, Nadal começou levando um susto: foi quebrado logo em seu primeiro serviço e viu o adversário abrir 2 a 0, após conseguir salvar três de quatro break-points. Mas foi isso: apenas um susto. A partir daí, dominou a partida, venceu seis games seguidos e garantiu vaga nas oitavas de final.

A facilidade foi tanta que o espanhol não precisou nem fazer aces durante o jogo. Nadal teve 70% de aproveitamento de primeiro serviço, tamanha a consistência em seu jogo. Além disso, conquistou 23 dos últimos 25 pontos da partida.

Foi a 43ª vitória seguida de Nadal em Monte Carlo, série iniciada em 2005 - e a 45ª no total. Em 2013, retornando de contusão, Nadal vem surpreendendo quem esperava dificuldades após lesão no joelho: conquistou os títulos de Acapulco, no Aberto do Brasil e em Indian Wells (este em quadra dura).

Ele só foi derrotado no ATP de Viña del Mar, no Chile, no 1° torneio após o retorno. Mesmo assim, a derrota veio só na decisão, contra o argentino Horacio Zeballos.

ANDY MURRAY ESTREIA COM VITÓRIA TRANQUILA

  • O último dos principais tenistas do mundo a estrear em Mônaco foi o britânico Andy Murray. Após Rafael Nadal atropelar Marinko Matosevic, e Novak Djokovic ter dificuldades, mas passar por Mikhail Youzhny (Roger Federer optou por descansar nesta semana), o escocês fechou o dia de vitórias dos grandes nomes do circuito ao bater o francês Edouard Roger-Vasselin em sets diretos: 6-1 e 6-4. E, na falta de Federer, Murrary agora encara outro suíço nas oitavas de final: Stanislas Wawrinka, que passou pelo espanhol Albert Montañes.

DJOKOVIC SOFRE, MAS PASSA POR RUSSO DE VIRADA

  • Não parecia que se tratava do número um em quadra. Na verdade, chegou a parecer que o líder do ranking da ATP estava do outro lado da quadra. Porém, durante o jogo, tudo voltou ao "normal". Novak Djokovic começou "dormindo", perdeu o primeiro set, mas voltou a mostrar seu tênis habitual, virou contra Mikhail Youzhny e se classificou para as oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo ao vencer por 2 sets a 1 (4-6, 6-1 e 6-4) o russo, na manhã desta quarta-feira.