Topo

Berdych não dá chances e Ferrer é eliminado precocemente das Finais da ATP

Do UOL, em São Paulo

06/11/2013 19h37

O número 3 do mundo não teve vida fácil nestas Finais da ATP, em Londres. Após perder na estreia para Rafael Nadal sem oferecer resistência, David Ferrer foi novamente derrotado nesta quarta-feira e está eliminado antes mesmo de jogar a última rodada da fase de grupos da competição. O tcheco Tomas Berdych não tomou conhecimento do adversário e venceu por 2 sets a 0, com um duplo 6-4.

Com a vitória, Berdych se mantém vivo no grupo A, mas precisará vencer ninguém menos do que o número 1 do mundo Rafael Nadal para não depender de nenhum outro resultado. Caso perca, terá que torcer para o já eliminado Ferrer vencer o suíço Stanislas Wawrinka na outra partida.

Berdych se destacou principalmente no saque. Durante toda a partida, ele não permitiu que Ferrer tivesse nem ao menos um break point. Por outro lado, ele teve nove oportunidades de quebra e conseguiu concretizá-las em duas oportunidades.

Este foi o 12º encontro entre os dois tenistas. Apesar da derrota, o espanhol ainda leva vantagem no confronto, já que venceu sete vezes, contra cinco de Berdych, que é o atual sexto colocado do ranking mundial.

O jogo começou com ambos os tenistas sacando com autoridade e não deixando o adversário ameaçar. Isso só mudou no nono game, quando o set estava empatado por 4 a 4 e Ferrer permitiu que Berdych fizesse grandes devoluções e conseguisse a primeira quebra da partida. Posteriormente, o tcheco sacou e fechou a primeira parcial vencendo por 6-4.

O segundo set foi um 'replay' do primeiro. Novamente os tenistas mantiveram os seus saques até o nono game. Neste momento, Ferrer vacilou mais uma vez, teve o saque quebrado e permitiu que Berdych fizesse exatamente o que fez anteriormente: sacasse para fechar o set.

E foi o que aconteceu. O tcheco não deu chances, aproveitou a oportunidade e venceu o jogo por 2 sets a 0, com um duplo 6-4. O resultado eliminou o espanhol da competição.