Topo

Nadal bate Wawrinka pela 12ª vez e terminará 2013 como primeiro do mundo

Do UOL, em São Paulo

06/11/2013 14h29

Foi a 12ª partida na história entre Rafael Nadal e Stanislas Wawrinka, e pela 12ª a vitória foi para o lado espanhol. Nadal bateu o rival nesta quarta-feira por 2 sets a 0, parciais de 7-6(5) e 7-6(6), pelo Grupo A das Finais da ATP, e confirmou que será o número um do mundo ao final da temporada. Será a terceira vez que o espanhol ocupará o posto ao final de um ano: 2008, 2010 e 2013.

"Eu vinha falando que terminar como número 1 não era o meu objetivo inicial. Mas depois dessa temporada, ganhando 5 Masters 1000, dois Grand Slams, chegando a tantas finais, achei que seria merecido esse posto ao final da temporada", disse Nadal em entrevista coletiva. "Hoje eu consegui e sinto que foi uma das melhoras coisas de minha carreira", completou o espanhol. 

A conquista do posto dominante veio contra um dos principais fregueses de Nadal: Wawrinka não só nunca ganhou um jogo do espanhol como nunca conquistou sequer um set em duelos contra o rival. São 26 sets vencidos contra zero; Wawrinka só conseguiu quebrar o game de saque de Nadal 10 vezes em todos esses sets.

Com a vitória, Nadal manteve a liderança do Grupo A das Finais, com duas vitórias e saldo de quatro sets. Wawrinka segue em 2°, com uma vitória e uma derrota, pelo menos até o final da partida entre Tomas Berdych e David Ferrer, que completam a chave e duelam a partir de 18h, também nesta terça.

Na partida desta terça, o primeiro set teve tudo para ser histórico para Wawrinka, que desperdiçou a chance de finalmente ganhar um set de Nadal de maneira inacreditável.

A primeira quebra foi de Nadal, no quinto game, após Wawrinka salvar a primeira chance com um ace, mas depois cometer uma dupla-falta e perder o saque. No game seguinte, a jogada mais bonita do jogo: Nadal aposta em uma deixadinha, Wawrinka alcança e joga nas costas de Nadal; o espanhol, porém, busca a bola e consegue uma cruzada na rede, mesmo com a bola atrás de seu corpo.

Porém, Wawrinka conseguiu se recuperar no 10° game, quando o espanhol sacava para fechar o set. Ambos confirmaram os games seguintes e a parcial foi para o tie-break.

Lá, Nadal conseguiu um mini-break logo no 1° ponto. A vantagem seguiu até 6 a 5, quando Wawrinka cometeu o erro crucial para suas chances: ele dominou o ponto, subiu à rede e Nadal mal conseguiu devolver a bola. Wawrinka, porém, tropeçou na quadra e jogou um voleio fraco, desequilibrado. Nadal aproveitou a bobeira do rival e matou o ponto com uma esquerda na paralela.

Com raiva, o suíço bateu sua raquete na rede após perder o set. Nas estatísticas, uma mostra de que essa foi uma das melhores chances do suíço em bater o rival: foram 15 winnwers contra apenas sete, e oito pontos na rede contra só dois de Nadal. Porém, ao tentar bolas difíceis, acabou cometendo 20 erros não-forçados, contra 11 de Nadal, a diferença no final do set.

Na segunda parcial, o número um do mundo teve duas chances de quebra logo no segundo game, desperdiçadas, mas no 4° ele não perdeu a chance. Como uma repetição do set inicial, Wawrinka lutou e conseguiu quebrar de volta, no 7° game. Ambos confirmaram seus saques até o final e o set foi para o tie-break.

Novamente, o primeiro mini-break foi do espanhol, em novo erro não-forçado do suíço. Logo depois, Wawrinka subiu ao meio da quadra e isolou a bola em novo erro. Com 3 a 0 contra, Wawrinka conseguiu pontuar em espetacular paralela de backhand, com Nadal na rede.

Foi o ponto da recuperação de Wawrinka, que voltou ao jogo e chegou a ter um set-point em 6 a 5, salvo por Nadal. Só que a freguesia foi mantida na base dos erros não-forçados de Wawrinka. Foram duas bolas na rede em seguida, e o espanhol venceu o tie-break em 8 a 6 para confirmar o posto de número um do mundo em 2013.