Topo

Zebras do Cazaquistão vencem e podem impor vexame histórico a Federer

Do UOL, em São Paulo

05/04/2014 12h32

Coloque lado a lado dois dois melhores tenistas do mundo na atualidade: Stanislas Wawrinka com a lenda Roger Federer - terceiro e quarto melhor do ranking, respectivamente - contra Andrey Golubev, 64º da lista, e Aleksandr Nedovyesov, 76º melhor do mundo. O resultado? Zebra: 3 sets a 1, parciais de 4-6, 6-7(5), 6-4, 6-7(5), para a dupla do Cazaquistão, que está em vantagem sobre a Suíça na Copa Davis por 2 a 1.

Com este resultado, os suíços ficam a um passo de serem eliminados do torneio de seleções. Wawrinka ainda jogará contra Kukushkin, enquanto Federer pega Golubev. Uma derrota significa a eliminação nas quartas de final da competição.

Curioso que Nedovyesov jamais levantou um troféu em sua carreira. "É especial. Este é meu primeiro jogo pelo Cazaquistão na Copa Davis e estou bastante empolgado, ainda mais por ter vencido campeões olímpicos como Federer e Wawrinka. Estou orgulhoso do meu time e do meu país", vibrou depois da partida.

Golubev também não têm hábito de levantar troféus: ele chegou apenas em três finais na carreira e ganhou só um ATP 500 em Hamburgo. Caso o país chegue a semifinal, será a melhor campanha da história do Cazaquistão.

Como comparação, a de troféus de Nedovyesov e Golubev para Wawrinka é bem grande: o suíço já ganhou oito títulos (dois só este ano), sendo seis deles no individual e os demais como duplista. Se comparados com Roger Federer, então, a disputa é ainda mais desleal. São 78 troféus solo e mais oito nas duplas.

Quem passar desta chave enfrenta a seleção que passar de Grã-Bretanha e Itália, que estão empatados por 1 a 1.

Este sábado também marcou a classificação da República Tcheca para a próxima fase do torneio. Mesmo contando com os olhares atentos do imperador japonês Akihito, a dupla formada por Tatsuma Ito e Yasutaka Uchiyama não foi páreo para Radek Stepanek e Lukas Rosol, que ganharam por 3 a 0 no jogo e garantiram três necessários para os tchecos avançarem às semifinais.