Topo

Por 3 a 0, Cilic bate Federer e fará final inédita no Aberto dos EUA

Do UOL, em São Paulo

06/09/2014 19h10

O Aberto dos Estados Unidos de Tênis de 2014 terá uma final inédita: por 3 sets a 0, e até com certa tranquilidade, Marin Cilic derrotou a lenda do tênis Roger Federer e irá disputar o título com Kei Nishikori, primeiro japonês a atingir uma final de Grand Slam. As parciais foram 6/3, 6/4 e 6/4 .

Cilic, atual 16º do mundo, havia perdido os cinco confrontos anteriores contra Federer. Com a vitória, chega pela primeira vez à final – já havia sido semifinalista na competição em 2009 e 2012.

O croata de 25 anos quebrou o serviço do atual terceiro colocado no ranking da ATP logo no quarto game do primeiro set. O suíço tinha multas dificuldades para deslocar Cilic do meio da quadra, e não conseguia variar seu jogo – confirmou seu serviço e até conseguiu chegar no último game perdendo por 5 a 3, mas não conseguiu marcar mais nenhum o ponto e viu o adversário sacar para fechar o primeiro set.

No segundo set, mais do mesmo – Cilic começou forte, abrindo 1 a 0 com uma quebra de serviço. Cada um confirmou seu saque até o final do set. Terminou 6 a 4 para o croata, que teve 12 winners, contra apenas 7 de Federer.

A partida parecia tranquila para Cilic – a não ser que Federer conseguisse uma reação espetacular, como a que teve sobre Gael Monfils na última quinta-feira, depois de também perder os dois primeiros sets. Foi o que o suíço ameaçou fazer, quebrando o serviço do adversário no começo do terceiro set, com direito a um lindo backhand no contrapé.

Cilic, porém, estava simplesmente infernal nas devoluções e devolveu a quebra na sequência. Para completar, repetiu a dose dois games depois e sacou com 40 a 0 para selar sua vitória, por 6/4, avançando para a final.