Topo

Rogerinho dá vexame com direito a pneu e Espanha faz 1 a 0 no Brasil

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

12/09/2014 17h41

Se alguém esperava um duelo equilibrado entre Brasil e Espanha, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, pela repescagem da Grupo Mundial da Copa Davis se assustou com a primeira impressão que teve. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho (201º do mundo) decepcionou e conseguiu ganhar apenas quatro games no embate com Roberto Bautista Agut (15º).

Em apenas 1h31 de partida, o espanhol atropelou, com direito a pneu. Sem nenhuma dificuldade, fez 3 sets a 0, com parciais de 6-0, 6-1 e 6-3.

Rogerinho, que foi escolhido pelo capitão João Zwetsch em detrimento de Feijão (103º), não conseguiu em nenhum momento incomodar o adversário. Dos 142 pontos disputados, ganhou apenas 53 deles.

A atuação do brasileiro foi tão apática que em nenhum momento conseguiu contagiar os torcedores. Apenas alguns gritos de "Rogério" e "Eu Acredito" foram ouvidos no Ibirapuera, que teve 60% de sua lotação. 

Ainda nesta sexta-feira, Thomaz Bellucci (83º) fará o segundo jogo do duelo contra Pablo Andújar (44º). No próximo sábado, é a vez da duplas brasileira Marcelo Melo/Bruno Soares contra David Marrero e Marc López. A disputa será encerrada no próximo domingo, quando Bellucci enfrentará Bautista Agut e Rogerinho encara Pablo Andújar.

1º set: Foram necessários apenas 27 minutos para Bautista Agut mostrar que não estava de brincadeira e cravar um 6 a 0 incontestável. Com somente nove minutos de jogo já tinha vantagem de 3 a 0. De 41 pontos disputados, o espanhol venceu 28 deles.

2º set: O ritmo de atropelo não diminuiu na segunda parcial. Bautista Agut não era nem um pouco incomodado pelo brasileiro. Assim, rapidamente fez 5 a 0. O primeiro game de Rogerinho só veio quando eram decorridos 51 minutos, após o adversário mandar uma bola para fora. O brasileiro cerrou o punho e pediu apoio da torcida. A empolgação pouco durou. Na sequência, o espanhol confirmou se saque para fazer 2 a 0.

3º set: Três games e Bautista Agut já tinha 3 a 0. Porém, o espanhol abaixou um pouco ritmo. Rogerinho soube se aproveitar disso para deixara  quadra de maneira um pouco mais honrosa. Conseguiu ganhar três games, pouco para evitar o revés por 6 a 3 em uma jornada na qual cometeu 32 erros não forçados.

Para lembrar: Esta foi apenas a vitória de Bautista Agut em três jogos de Davis. Ele, que faz sua estreia neste ano, havia perdido em abril para os alemães Philipp Kohlschreiber e Daniel Branda.