Topo

Chefe do "Oscar do esporte" diz que Rio está pronto para receber prêmio em 2013 e 2014

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/03/2012 12h56

"O Rio tem tudo o que precisamos". Assim, o presidente da Fundação Laureus, Guy Sanan, resumiu a impressão que teve do Rio de Janeiro após três dias de visita à cidade. A capital fluminense é candidata a sediar a premiação do Laureus, o "Oscar do esporte", em 2013 e 2014. Depois de conhecer a cidade, Sanan disse que ela tem tudo para alcançar seu objetivo.

RIO DE JANEIRO OFICIALIZA PROPOSTA

  • EFE

    A jornada de eventos esportivos marcados para o Rio de Janeiro pode começar no ano que vem com a premiação do “Oscar do esporte”. Além da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e da Olimpíada, a cidade quer sediar no primeiro semestre de 2013 e 2014 a cerimônia de entrega do Prêmio Laureus, que todo ano é dado ao esportista que mais se destacou no ano anterior.

Essas declarações foram dadas por Sanan em entrevista coletiva que marcou o fim da visita oficial dos representantes do prêmio Laureus ao Brasil. Desde segunda-feira, Sanan, e o presidente da Academia Mundial do Esporte, Edwin Moses, estão no Rio. Na terça, eles foram recebidos pelo governador Sérgio Cabral e, nesta quarta, concederam a entrevista.

Durante os três dias no Rio, Sanan e Moses conheceram hotéis como o Copacabana Palace e o Theatro Municipal, possíveis locais da cerimônia de premiação. Também visitaram centros esportivos que podem sediar outros eventos ligados à Fundação Laureus.

Os dois disseram que ficaram impressionados com os locais visitados e com a vocação esportiva do Rio. "O esporte faz parte da vida da cidade", disse Sanan.

Disseram também que, por tudo isso, o Rio é forte candidato a receber a premiação do Laureus nos primeiros meses de 2013 e 2014. 

O Laureus é entregue todo ano ao esportista que mais se destacou no ano anterior, em todas as modalidades. A cerimônia atrai, de acordo com os organizadores, milhares de convidados e jornalistas de 180 países.

Por isso, o Rio precisa oferecer uma boa estrutura hoteleira, de transporte urbano e de aeroportos para receber o evento. De acordo com a secretária de Esporte e Lazer do estado, Marcia Lins, tudo isso será garantido para recepção do Laureus.

Os organizadores da premiação não divulgaram quais são as cidades que estão concorrendo com o Rio para receber a cerimônia. Lins disse, porém, que uma cidade na Rússia e outra na China são candidatas.

A secretária espera, contudo, que toda a agenda esportiva programada para o Rio de Janeiro nos próximos anos ajude a cidade a conseguir sediar mais este evento. Em abril, o Rio vai oficializar uma proposta para receber o Laureus e, em junho, pode ser anunciado como cidade-sede da premiação.

"Estamos vivendo um momento mágico. Temos a infraestrutura necessária e somos a cidade da Copa e da Olimpíada”, disse Lins, confiante na vitória do Rio. “Temos todas as condições de receber a premiação.”