Topo

Rio de Janeiro vai sediar entrega do "Oscar do Esporte" em 2013 e 2014

O tenista sérvio Novak Djokovic levou o último Prêmio Laureus, entregue no início do ano - Facundo Arrizabalaga/EFE
O tenista sérvio Novak Djokovic levou o último Prêmio Laureus, entregue no início do ano Imagem: Facundo Arrizabalaga/EFE

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/09/2012 06h00

O Rio de Janeiro vai sediar a cerimônia de entrega do Prêmio Laureus, conhecido como o “Oscar do Esporte”, em 2013 e 2014. O governo do Estado assinou na segunda-feira um contrato com a empresa organizadora do evento e o anúncio oficial da realização da primeira cerimônia do Laureus fora da Europa e do Oriente Médio deve ocorrer nos próximos dias.

CONTRATO ASSINADO COM O LAUREUS

  • Reprodução

    Extrato publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro traz dados sobre o contrato assinado entre o governo e a empresa que organiza o Prêmio Laureus, o "Oscar do Esporte"

De acordo com o extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a Empresa Laureus World Sports Awards Limited e o governo se comprometem em unir esforços para realizar as próximas duas premiações na capital fluminense. O contrato entrou em vigor na própria segunda-feira e terá validade até 14 dias depois da entrega do Prêmio Laureus de 2014.

Ainda segundo o documento publicado no Diário Oficial, as despesas das duas cerimônias serão cobertas por incentivos fiscais concedidos pelo Estado.

A realização das duas premiações do Laureus no Brasil era negociada pelo governo do Rio de Janeiro há meses. Em março, o presidente da Fundação Laureus, Guy Sanan, e o presidente da Academia Mundial do Esporte, Edwin Moses, estiveram no Rio para tratar do assunto com o governador Sérgio Cabral.

Na época, Sanan e Moses elogiaram a cidade. Disseram que ela tem bons lugares para a cerimônia do prêmio. Afirmaram também que a quantidade de grandes esportivos que acontecerão no Rio nos próximos anos era um ponto positivo a favor dos cariocas.

Depois da visita dos representante do Laureus, a secretária estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, manteve as tratativas para a realização das cerimônias na cidade. Durante a Olimpíada e Paraolimpíada de Londres, inclusive, Lins negociou com organizadores.

O Laureus é entregue no início de cada ano ao esportista que mais se destacou no ano anterior, em todas as modalidades. Criado em 2000, o Laureus já premiou atletas como o piloto Michael Schumacher, o golfista Tiger Woods e a tenista Serena Williams. De acordo com os organizadores do prêmio, a cerimônia de entrega do Laureus atrai milhares de convidados e jornalistas de 180 países.