! Brasil bate Uruguai e conquista título inédito da Copa do Mundo - 12/11/2006 - UOL Esporte - Futebol de areia
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/11/2006 - 11h58
Brasil bate Uruguai e conquista título inédito da Copa do Mundo

Ricardo Zanei
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil retomou o domínio da modalidade que criou. Neste domingo, na arena de Copacabana, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira venceu o Uruguai por 4 a 1 e conquistou pela primeira vez o título da Copa do Mundo da Fifa de futebol de areia.

AFP
Buru chuta para marcar o primeiro gol do Brasil na decisão diante do Uruguai
EFE
Júnior Negão comemora o título do Brasil
PÁGINA ESPECIAL DO MUNDIAL
A chave para se recolocar no posto mais alto da modalidade foi a bola parada. Foi com esta arma que o Brasil marcou três de seus quatro gols na decisão deste domingo, com Buru, Benjamin e Sidney, no primeiro, segundo e terceiro tempo respectivamente.

"Deixamos de aproveitar algumas chances que poderiam fazer com que o marcador fosse mais amplo. Mas conseguimos fazer alguns gols de falta e isso foi suficiente para ganhar", comentou o técnico brasileiro, Alexandre Soares.

"Hoje foi o grande título nosso, a primeira Copa do Mundo da Fifa que conseguimos conquistar. Não tivemos dois jogadores importantes, caso do Bruno, pelo cartão, e do Bueno, por lesão, mas os que entraram deram conta e conseguimos essa grande vitória", completou.

Vice-artilheiro do torneio com 12 gols, nove a menos que o português Madjer, Benjamin explicou o placar, até certo ponto, apertado. "Sabíamos que seria difícil. Eles marcaram muito e amarraram o jogo, mas aproveitamos as chances e chegamos ao objetivo que era o título. O Uruguai é um time de tradição e valorizou muito a nossa vitória."

Antes de a entidade máxima do futebol organizar a competição, a equipe brasileira somava nove títulos de campeonatos mundiais (de 1995 a 2000 e de 2002 a 2004). Perdeu apenas uma final, em 2001, para Portugal.

PORTUGUÊS É O MELHOR
AFP
Madjer exibe prêmio de artilheiro do Mundial de futebol de areia no Rio
O atacante Madjer, de Portugal, conquistou pelo segundo ano consecutivo os principais prêmios da Copa do Mundo da Fifa de futebol de areia. Assim como em 2005, o jogador foi eleito o melhor jogador (Bola de Ouro) e ainda foi o artilheiro da competição (Chuteira de Ouro).

"Encaro isso com muita satisfação e alegria. É fruto do trabalho não só de agora, mas de muitos anos. Agora, estou colhendo os resultados, mas o mérito não é só meu, é também dos meus colegas", disse o atleta, que terminou o Mundial com 21 gols.
LEIA MAIS SOBRE MADJER
UNIÃO É TRUNFO DO BRASIL
ATAQUE SALVA O BRASIL
Os portugueses, aliás, foram responsáveis pela derrota brasileira na semifinal em 2005, na primeira edição da Copa da Fifa. Após empate por 6 a 6 no tempo normal, os rivais venceram nos pênaltis por 2 a 1 e foram para a decisão, mas a França ficou com o título. O Brasil foi apenas o terceiro.

O pesadelo de perder o título em casa no primeiro torneio com uma relevância maior demorou um ano para passar. Com uma equipe renovada, sem a presença de jogadores de campo - Romário jogou em 2005 - e "estrelas" da modalidade - Jorginho, Neném, Juninho e Robertinho não foram convocados -, o Brasil, agora mais coletivo que individual, conseguiu acabar com a descrença que rondava o novo time.

Mesmo sem o brilho da época de Júnior, Edinho e Cláudio Adão, precursores do esporte, a seleção mostrou eficiência para chegar à conquista inédita. Foram seis vitórias, 52 gols a favor e 16 contra.

Curiosamente, o Uruguai é o rival que mais vezes enfrentou o Brasil, com 34 confrontos. Mais do que isso, os adversários foram responsáveis pelo único jogo no qual a seleção brasileira não fez gols, na derrota por 4 a 0, em fevereiro de 2005, no Torneio de Lima, no Peru.

Além do título, a equipe se tornou a única seleção brasileira na atualidade a ostentar o título de campeã mundial em torneios da Fifa.

No campo, o Brasil, único pentacampeão, perdeu a Copa de 2006. Ainda nos gramados, o time sub-17 soma três conquistas, mas caiu na final em 2005. Situação semelhante viveu o sub-20, que soma quatro troféus, mas, também no ano passado, acabou o Mundial em terceiro.

O futsal do país contabiliza três taças, mas perdeu o domínio da modalidade para a Espanha, atual bicampeã mundial (2000 e 2004).

O jogo
O Brasil criou a primeira chance aos 2min, com Benjamin, que acertou o travessão. Em seguida, após bela troca de passes, Sidney tentou de bicicleta, e a bola passou rente à trave esquerda. O Uruguai deu o troco e, com Ricar, em duas oportunidades, quase marcou, mas parou no goleiro Mão.

A zaga uruguaia seguia bem postada, e o Brasil só conseguiu abrir o placar aos 10min19, em cobrança de falta. Buru acertou um tiro preciso no canto direito, sem chances de defesa para o goleiro Diego.

No início da segunda etapa, a 1min53, o Uruguai igualou. Ricar recebeu de costas para o gol, mas girou sobre a marcação e colocou no canto direito de Mão para empatar.

Aos 4min15, novamente em jogada de bola parada, a seleção brasileira voltou a liderar. Benjamin cobrou falta da direita, e a bola passou por baixo de Diego, que não conseguiu a defesa. Com Sidney, em chute que passou à direita, e em bicicleta de Júnior Negão, o Brasil chegou com perigo, mas não conseguia ampliar.

Os tiros livres continuavam sendo a melhor arma brasileira. Benjamin Buru e Sidney tiveram oportunidades, mas erraram o gol. O Uruguai, também em cobrança de falta, quase marcou: Pampero colocou no canto esquerdo alto e obrigou Mão a fazer grande defesa.

Faltando 2 segundos para o fim, os uruguaios tiveram uma falta a seu favor. No caminho, a bola foi interceptada por Buru, caracterizando pênalti. Pampero chutou firme no canto esquerdo, mas mandou para fora.

Na terceira etapa, o Brasil tratou de tranqüilizar a torcida logo no início. Duda entrou livre pela direita e bateu cruzado para marcar o terceiro.

O Uruguai não se deu por vencido, e seguiu lutando pela recuperação. Mas Sidney cobrou falta com categoria, colocado, para selar o placar do jogo e o título brasileiro.

Leia mais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias