Esporte

Pesquisão 2015

AFP PHOTO / EVARISTO SA

Fala, boleiro!

"Pesquisão 2015" revela gostos e opiniões de atletas do país

Do UOL, em São Paulo
AFP PHOTO / EVARISTO SA

Curtiu? Compartilhe.

Como funciona

Em seu quarto ano, o Pesquisão 2015 consultou jogadores que disputaram a séries A e B do Campeonato Brasileiro 2015. Foram 108 atletas, dos seguintes clubes: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Durante o mês de dezembro, eles responderam, de forma anônima, a 22 questões sobre temas variados. 

Do dia 21 de dezembro até o dia 4 de janeiro, foram divulgados os resultados de cada uma pergunta feita aos atletas. Além de temas de âmbito esportivo, eles opinaram sobre questões como o impeachment da presidente Dilma e o racismo. O levantamento não teve caráter estatístico e diz respeito apenas ao universo pesquisado. Os números, em percentual, não foram arredondados e, por decisão editorial, apenas a primeira casa decimal foi divulgada.

Dida Sampai/Estadão Conteúdo

Presidente em baixa

O Pesquisão UOL Esporte 2015 quer saber não só o que jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro pensam sobre futebol, mas também qual a opinião deles sobre a situação política do país. A maioria dos 108 atletas ouvidos pela pesquisa desaprova o governo da presidente Dilma Rousseff.

Dentre os entrevistados, 61,1% são favoráveis à abertura de um processo de impeachment contra a presidente da República. Já 24,9% dos atletas são contrários à cassação do mandato. Cerca de 14% preferiam não responder ao questionamento.

Você defende ou é contra o impeachment da presidente Dilma?

  • A favor

    61,1%

  • Contra

    24,9%

  • Não responderam

    13,8%

Alexandre Loureiro/Getty Images

Jogadores acham que o racismo está, sim, entre nós

Os casos de racismo, infelizmente, ainda ocupam o noticiário esportivo com certa frequência. Não à toa viraram tema do Pesquisão UOL Esporte de 2015. Dentre os 108 atletas entrevistados, 75,9% acreditam que existe racismo no futebol brasileiro.

Ainda de acordo com o levantamento, 19,4% dos jogadores têm opinião contrária a da maioria e acha que o preconceito racial não é algo presente nos campos de futebol pelo país. Uma outra curiosidade é que apenas um entrevistado disse nunca ter visto um caso de racismo. Já 3,7% preferiam não responder a questão.

Você acha que existe racismo no futebol brasileiro?

  • Sim

    75,9%

  • Não

    19,4%

  • Nunca vi

    0,9%

  • Não responderam

    3,7%

Reprodução
Reprodução

Eles são Fifa! Pelo menos no videogame

A paixão dos jogadores pelo futebol não se restringe aos gramados, mas também ocupa o ambiente virtual. Os jogos de videogame viraram febre entre os boleiros e passatempo fundamental nas concentrações dos times. O Pesquisão UOL Esporte quis saber a opinião dos atletas sobre o principais games do mercado e o que eles acham sobre a própria performance no jogo.

Dentre os entrevistados, 69,4% são fãs do jogo Fifa. Já 18,5% preferem o rival Pro Evolution Soccer. Apenas 7,4% dos atletas não têm o hábito de jogar, enquanto 4,62% não responderam ao levantamento.

Os atletas costumam gostar de suas performances virtuais. 44,4% estão satisfeitos com o desempenho, enquanto 24% desaprovam o que veem quando se escalam.

Dentre as reclamações mais frequentes, a maior parte delas envolve a aparência física. Vários jogadores acham que a fisionomia não está adequada. Já outros acreditam que é necessário melhorar fundamentos como a qualidade no jogo aéreo, a finalização com a perna esquerda ou se consideram lentos no game. Alguns ainda acreditam que são mais habilidosos ou batem melhor na bola na vida real do que na telinha.

Qual o melhor vidoegame de futebol: Fifa ou PES?

  1. 1

    Fifa

    69,4%

  2. 2

    PES

    18,5%

  3. 3

    Não joga

    7,4%

  4. 4

    Não responderam

    4,6%

Você gosta de você no Game?

  • Sim

    44,4%

  • Não

    24%

  • Mais ou menos

    0,9%

  • Outros

    2,7%

  • Não respondeu

    27,7%

David Guttenfelde/AP

Ídolo fenomenal

O epíteto de Rei do Futebol não tem bastado para eternizar Pelé como o maior ídolo do esporte. Atletas de gerações mais recentes, Ronaldo, Romário e Ronaldinho Gaúcho foram, nesta ordem, os mais lembrados pelos boleiros ouvidos no Pesquisão 2015. A predominância de nomes mais jovens no futebol é tamanha que até Neymar, 23 anos, aparece no levantamento. Com 7,3% votos, ele tem o dobro de citações que Zico, astro do Flamengo da seleção na Copa de 82. Pelé, aliás, levou 2,7%. A lista ainda inclui estrangeiros. Pelé se deu melhor que o seu rival histórico, Diego Maradona. O argentino não foi citado nem uma vez. Bairrismo? Não é bem por aí. Quatro vezes melhor do mundo pela Fifa, Lionel Messi foi o quarto mais votado na enquete, levando 11%. 

Quem é o seu ídolo no futebol?

  1. 1

    Ronaldo

    18,4%

  2. 2

    Romário

    11,9%

  3. 3

    Ronaldinho Gaúcho

    11%

  4. 4

    Lionel Messi

    11%

  5. 5

    Neymar

    7,3%

  6. 6

    Zico

    3,6%

  7. 7

    Cristiano Ronaldo

    3,6

  8. 8

    Pelé

    2,7%

  9. 9

    Fred

    2,7%

  10. 10

    Outros

    26,6%

Júlio César Guimarães/UOL

Bicicletas em baixa; carros em alta

A mobilidade urbana foi um dos assuntos que estiveram em pauta no ano de 2015. O Pesquisão UOL Esporte ouviu jogadores das Série A e B do Campeonato Brasileiro para saber o que eles pensam sobre o uso de bicicletas e o desenvolvimento de ciclovias nas cidades. Grande parte dos atletas (53,7% dos entrevistados) não tem bicicletas e apenas 2,77% deles utilizam ciclovias.

A maioria esmagadora dos jogadores utiliza o carro como meio de transporte para ir o treino: 93,51%. Apenas um jogador ouvido pela pesquisa afirmou que vai a pé ao trabalho.

Qual meio de transporte você utiliza para ir ao treino?

  1. 1

    Carro

    93,5%

  2. 2

    A pé

    0,92%

  3. 3

    Não respondeu

    5,5%

Você utiliza ciclovias?

  • Sim

    2,7%

  • Não

    17,5%

Você tem bicicleta?

  • Sim

    23,1%

  • Não

    53,7%

Thiago Duran e Paduardo/AgNews

O bom moço faz sucesso na TV

O estilo ponderado e bom moço de Caio Ribeiro não faz sucesso apenas entre os telespectadores da TV Globo nas transmissões esportivas. Ele também é querido pelos jogadores dos principais times do país. Caio foi eleito o melhor comentarista do Brasil pelos atletas que votaram no Pesquisão UOL Esporte com larga vantagem sobre os adversários.

Caio angariou 44,4% dos votos na pesquisa que também teve na vice-liderança outro ex-jogador que trabalha na TV Globo. Juninho Pernambucano ficou com 10,1% dos votos. Além dos comentaristas listados abaixo, outros nomes juntos tiveram 10,1% dos votos. 1,85% dos atletas não imitiram suas opiniões.

Se Caio e Juninho estão em alta, outro ex-colega é mal visto pelos jogadores. As opiniões ‘sem papas na língua’ de Roger no Sportv não agradam muitos dos entrevistados que o elegeram o pior comentarista com 29,6% dos votos

Quem é o melhor comentarista de TV?

  1. 1

    Caio Ribeiro (TV Globo)

    44,4%

  2. 2

    Juninho Pernambucano (TV Globo)

    10,1%

  3. 3

    Paulo Vinícius Coelho (FOXSports)

    7,4%

  4. 4

    Denílson (Band)

    4,6%

  5. 4

    Júnior (TV Globo)

    4,6%

  6. 4

    Walter Casagrande (TV Globo)

    4,6%

Quem é o pior comentarista de TV?

  1. 1

    Roger (SporTV)

    29,6%

  2. 2

    Neto (Band)

    22,2%

  3. 3

    Walter Casagrande (TV Globo)

    12,9%

  4. 4

    Bob Faria (Globo Minas)

    2,7%

  5. 5

    Carlos Eduardo Lino (SporTV)

    2,7%

  6. 6

    Outros

    16,6%

  7. 7

    Não responderam

    12.9%

Divulgação/Globo
Divulgação/Globo

Haja coração, amigo!

Galvão Bueno já declarou que se considera o narrador mais amado e também o mais odiado do Brasil. Na visão dos jogadores da Série A e B do Campeonato Brasileiro, essa definição se encaixa perfeitamente. Os atletas que votaram no Pesquisão UOL Esporte elegeram Galvão o melhor narrador com 27,7% dos votos.

Mas a principal voz das transmissões esportivas da TV Globo também ficou com o posto de pior locutor esportivo com 17,5% dos votos.

Entre os preferidos dos boleiros, ainda estão Milton Leite com 25,9% dos votos e Cléber Machado. Já na lista dos piores, o narrador da TV Globo Alex Escobar teve apenas um voto a menos que Galvão e ficou com o segundo lugar. Outros locutores tiveram 4,62% dos votos e 20,37% dos entrevistados preferiram não responder.

Quem é o melhor narrador de TV?

  1. 1

    Galvão Bueno (TV Globo)

    27,7%

  2. 2

    Milton Leite (SporTV)

    25,9%

  3. 3

    Cléber Machado (TV Globo)

    13,8%

  4. 4

    Luis Roberto (TV Globo)

    12,9%

  5. 5

    Luiz Carlos Jr (SporTV)

    10,1%

  6. 6

    Paulo Andrade (ESPN)

    2,7%

  7. 7

    Outros

    3,7%

  8. 8

    Não responderam

    2,7%

Quem é o pior narrador de TV?

  1. 1

    Galvão Bueno (TV Globo)

    17,5%

  2. 2

    Alex Escobar (TV Globo)

    16,6%

  3. 3

    Luiz Carlos Jr (SporTV)

    8,3%

  4. 4

    Milton Leite (SporTV)

    7,4%

  5. 4

    Téo José (Band)

    7,4%

  6. 5

    Luiz Augusto Xavier (SporTV)

    4,6%

  7. 6

    Cléber Machado (TV Globo)

    3,7%

  8. 6

    Paulo Brito (RBS TV)

    3,7%

  9. 7

    André Henning (Esporte Interaitivo)

    2,7%

  10. 7

    Rogério Corrêa (Globo Minas)

    2,7%

AP Photo/Eugenio Savio

Rei da canelada

O apelido "Leãodro" Donizete pode explicar o motivo de o volante atleticano ter sido eleito o mais violento do futebol brasileiro no Pesquisão 2015, com 17,4%. Mas a julgar pela ausência dele na lista dos jogadores mais faltosos do Brasileirão, é possível afirmar que o "título" caberia melhor a qualquer um dos dois nomes que apareceram na sequência. O volante cruzeirense Willians e o zagueiro vascaíno Rodrigo empataram na enquete, e os números de faltas e cartões durante o Brasileirão também confirmam que a disputa é dura. Willians foi um dos jogadores com a maior quantidade de advertências em campo: foram 14 punições com amarelos e duas com vermelho. Foi também o terceiro mais faltoso da competição: 74. Rodrigo também fez por onde valer a "lembrança" dos colegas: foram 12 cartões amarelos e 2 vermelhos. A lista dos jogadores mais violentos incluiu também, na opinião dos atletas, o ex-são-paulino Luis Fabiano. Recebeu 1,8% dos votos, mas que demonstra que o passado "esquentadinho" dele deixou marcas.

Quem é o jogador mais violento do futebol brasileiro?

  1. 1

    Leandro Donizete (Atlético-MG)

    17,4%

  2. 2

    Willians (Cruzeiro)

    10,1%

  3. 3

    Rodrigo (Vasco)

    10,1%

  4. 4

    Jonas (Flamengo)

    9,2%

  5. 5

    Pablo Guiñazu (Vasco)

    (Vasco) 5,5%

  6. 6

    Leonardo Silva (Atlético-MG)

    4,6%

  7. 7

    Outros

    27,6%

  8. 8

    Não opinaram

    14,7%

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Juiz bem na fita

Anderson Daronco é conhecido pelo público por ser o árbitro fortão do Campeonato Brasileiro. Mas entre os jogadores ele chama a atenção por outros motivos e está com moral. Ele foi eleito o melhor juiz do futebol brasileiro pelos atletas da Série A e B com 25,9% dos votos, de acordo com o Pesquisão UOL Esporte.

Em segundo lugar na pesquisa, aparece Héber Roberto Lopes com 22,2%, seguido por Luiz Flávio de Oliveira com 17,5%. Leandro Vuaden, que havia sido campeão no ano passado, terminou a pesquisa em quarto lugar. Árbitros como Ricardo Marques Ribeiro, Péricles Bassols, Dewson Freitas e Juan Pierre também foram citados pelos jogadores. 

Já Ricardo Marques Ribeiro mostrou que não tem a aprovação dos atletas. Ele foi considerado o pior juiz do futebol brasileiro com 16,6% dos votos. Cerca de 27,7% preferiam não responder ao questionamento sobre o pior árbitro.

Quem é o melhor árbitro do futebol brasileiro?

  1. 1

    Anderson Daronco

    25,9%

  2. 2

    Héber Roberto Lopes

    22,2%

  3. 3

    Luiz Flávio de Oliveira

    17,5%

  4. 4

    Leandro Vuaden .

    10,1%

  5. 5

    Dewson Freitas

    2,7%

  6. 6

    Outros

    3,7%

  7. 7

    Não responderam

    17,5%

Quem é o pior árbitro do futebol brasileiro?

  1. 1

    Ricardo Marques Ribeiro

    16,6%

  2. 2

    Héber Roberto Lopes

    10,1%

  3. 3

    Leandro Vuaden

    8,3%

  4. 4

    Anderson Daronco

    7,4%

  5. 4

    Luiz Flávio de Oliveira

    7,4%

  6. 5

    Jailson Machado

    5,5%

  7. 6

    Luiz Antônio Silva Santos

    2,7%

  8. 6

    Wagner Reway

    2,7%

  9. 6

    Wilton Pereira Sampaio

    2,7%

  10. 7

    Outros

    8,3%

Robson Ventura / Folhapress

Titebilidade

Campeão brasileiro e um dos técnicos mais vitoriosos dos últimos anos, Tite foi eleito no Pesquisão 2015 como o melhor treinador do país. Subiu um posto em relação ao ano  passado, quando foi vice.  O resultado do levantamento também aponta que jogador de futebol associa um bom trabalho com resultados. Eleito melhor do ano em 2014, Marcelo Oliveira só ficou em quarto no  ranking, com 3,6% dos votos. Ano passado, ele havia sido campeão com o Cruzeiro. Eleger o pior técnico não foi uma tarefa tão cômoda para os 108 atletas que participaram da enquete. Quase 35% deles preferiram não responder à questão. Quem votou acabou colocando Celso Roth, Vanderlei Luxemburgo e Enderson Moreira, nessa ordem, no ranking. 

Quem é o melhor técnico do país?

  1. 1

    Tite

    62,5%

  2. 2

    Mano Menezes

    4,6%

  3. 3

    Dorival Jr.

    4,6%

  4. 4

    Cuca

    3,6%

  5. 5

    Marcelo Oliveira

    3,6%

  6. 6

    Muricy Ramalho

    3,6%

  7. 7

    Jorginho

    3,6%

  8. 8

    Roger Machado

    3,6%

  9. 9

    Levir Culpi

    2,7%

  10. 10

    Paulo Autuori

    2,7%

Quem é o pior técnico do país?

  1. 1

    Celso Roth

    14,7%

  2. 2

    Vanderlei Luxemburgo

    8,2%

  3. 3

    Enderson Moreira

    8,2%

  4. 4

    Vagner Mancini

    2,7%

  5. 5

    Renê Simões

    2,7%

  6. 6

    Joel Santana

    2,7%

  7. 7

    Cuca

    2,7%

  8. 8

    Outros

    22%

Zanone Fraissat/Folhapress, ESPORTE

Campeão dos campeões

Campeão brasileiro inconteste, o Corinthians teve uma vitória ainda mais acachapante no Pesquisão 2015: 65,3% dos jogadores que responderam o questionário apontaram o clube paulista como o melhor time do Brasil. Vice no campeonato, o Atlético-MG apareceu em segundo no ranking, com 7,3%. O levantamento realizado pelo UOL Esporte mostra ainda que boleiros também sabem ser torcedores ou defender a camisas de seus clubes. Times que não tiveram bons resultados em 2015 - caso do São Paulo, por exemplo - também foram citados.

Qual o melhor time do Brasil?

  1. 1

    Corinthians

    65,3%

  2. 2

    Atlético-MG

    7,3%

  3. 3

    Grêmio

    7,3%

  4. 4

    Santos

    6,4%

  5. 5

    Palmeiras

    5,5%

  6. 6

    Coritiba

    3,6%

  7. 7

    São Paulo

    2,7%

  8. 8

    Cruzeiro

    0,9%

Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Sem perder a esportiva

Queridinho da torcida vascaína, querido pelos colegas. O meia Andrezinho foi eleito o jogador mais boa-praça pelos atletas que participaram do Pesquisão 2015. A vitória foi apertada. O atleta ganhou a disputa com poucos votos - foram só 6,4% -, mas o suficiente para desbancar o goleiro atleticano Victor (5,5%) e o lateral esquerdo gremista Marcelo Oliveira (5,5%). Foi a categoria com maior número de citações. Nada menos que 41 jogadores foram lembrados pelos colegas, sendo três atletas do Palmeiras no top 10. Aparentemente, eles privilegiaram os atletas com quais têm um convívio mais direto. Outro dado: 6,4%  preferiram não opinar. 
 

Qual é o jogador mais boa-praça do futebol brasileiro?

  1. 1

    Andrezinho (Vasco)

    6,4%

  2. 2

    Victor (Atlético-MG)

    5,5%

  3. 3

    Marcelo Oliveira (Grêmio)

    5,5%

  4. 4

    Rafael Marques (Palmeiras)

    4,6%

  5. 5

    Breno (São Paulo)

    4,6%

  6. 6

    Fred (Fluminense)

    3,6%

  7. 7

    Paulo André (Cruzeiro)

    3,6%

  8. 8

    Fernando Prass (Palmeiras)

    3,6%

  9. 9

    Zé Roberto (Palmeiras)

    3,6%

  10. 10

    Ricardo Oliveira (Santos)

    3,6%

Friedemann Vogel/Getty Images Sport

Rabugento, eu?

É possível que a troca de farpas com o atacante do Fluminense Fred, no confronto do primeiro turno do Brasileiro, tenha contribuído para que o zagueiro vascaíno Rodrigo, de 35 anos, fosse eleito como o jogador mais chato de 2015, com 15,6% dos votos dos atletas que participaram do Pesquisão 2015. Mas o resultado da enquete aponta uma tendência: são os jogadores mais veteranos que dominam o ranking. 
 
Os seis mais citados já ultrapassaram a casa dos 30 anos, caso do próprio Fred (10,1%), o santista Ricardo Oliveira (9,2%) e o flameguista Emerson Sheik (7,3%). O mais jovem entre eles é Dudu, do Palmeiras, que teve 2,7% dos votos. Outra curiosidade: 12,8% dos atletas preferiram não opinar sobre o tema. 

Qual é o jogador mais chato do futebol brasileiro?

  1. 1

    Rodrigo (Vasco)

    15,6%

  2. 2

    Fred (Fluminense)

    10,1%

  3. 3

    D'Alessandro (Internacional)

    9,2%

  4. 4

    Ricardo Oliveira (Santos)

    9,2%

  5. 5

    Emerson Sheik (Flamengo)

    7,3%

  6. 6

    Dagoberto (Vasco)

    4,6%

  7. 7

    Rafael Marques (Palmeiras)

    3,6%

  8. 8

    Leandro Damião (Cruzeiro)

    3,6%

  9. 9

    Dudu (Palmeiras)

    2,7%

  10. 10

    Outros

    20,2%

Junior Lago/UOL

Só deu ele!

De dúvida a maior destaque do ano no futebol brasileiro. Vencedor do "Craque do Brasileirão 2015", prêmio anual da CBF, e do "Bola de Prata", premiação da revista "Placar" e da ESPN, Renato Augusto também foi eleito o melhor jogador da temporada no país no Pesquisão 2015. Os 108 atletas que votaram na eleição anonimamente deram ao meia do Corinthians quase o dobro de votos do segundo colocado, o também meia corintiano Jadson. O time campeão também emplacou o volante Elias entre os mais votados. 
 
Os clubes paulistas dominam no número de representantes na lista dos melhores. Artilheiro do Brasileirão, o veterano Ricardo Oliveira também aparece na lista. E não é o único santista do grupo. O atacante tem como companhia o meia Lucas Lima. Estável no ano, Alexandre Pato ajudou o São Paulo a garantir a última vaga na Libertadores e mereceu uma menção. Herói na conquista palmeirense da Copa do Brasil, o atacante Dudu também foi votado.

Qual foi o melhor jogador do Brasileirão?

  1. 1

    Renato Augusto (Corinthians)

    46%

  2. 2

    Jadson (Corinthians)

    26,6%

  3. 3

    Lucas Lima (Santos)

    5,5%

  4. 4

    Ricardo Oliveira (Santos)

    5,5%

  5. 5

    Elias (Corinthians)

    2,7%

  6. 6

    Outros

    12,8%

REUTERS/Gustau Nacarino
REUTERS/Gustau Nacarino

O melhor é argentino

Os três finalistas da Bola de Ouro da Fifa 2015 dividem o pódio no levantamento feito pelo UOL Esporte. Para os 108 jogadores em atividade consultados no Pesquisão 2015, Lionel Messi, com 49,6% dos votos, ganha de Neymar, seu companheiro do Barcelona, dono de 35,8% dos votos. O astro do Real Madrid Cristiano Ronaldo, atual vencedor do prêmio, surge em terceiro na preferência dos boleiros brasileiros, com 12,8% da preferência. No quesito, apenas cinco jogadores, incluindo os três já citados, foram lembrados. Goleiro recém-aposentado, o são-paulino Rogério Ceni levou quase 1%. O meia Lucas Lima, destaque do Santos no ano, também aparece no ranking.
 
O UOL Esporte também fez a pergunta sobre qual é o melhor jogador brasileiro na atualidade. Com 90,1% dos votos, Neymar foi quase unanimidade. Meia do Corinthians e, agora, da seleção brasileira, Renato Augusto foi votado por 3,6% na enquete com os atletas.  

Quem foi o melhor jogador do mundo em 2015?

  1. 1

    Lionel Messi

    49,6%

  2. 2

    Neymar

    35,8%

  3. 3

    Cristiano Ronaldo

    12,8%

  4. 4

    Lucas Lima

    0,9%

  5. 5

    Rogério Ceni

    0,9%

Nos anos anteriores

AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA

Pesquisão 2012

O Pesquisão UOL Esporte está em sua quarta edição. Na primeira, em 2012, cem jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro se manifestaram sobre diversos assuntos como em "qual time você gostaria de jogar" e "qual o atleta mais irritante do campeonato". Os atletas ainda elegeram o atacante Neymar, que na época atuava no Santos, como o melhor jogador do torneio com 89% dos votos.

ler mais
UOL UOL

Pesquisão 2013

Em 2013, o segundo Pesquisão UOL Esporte entrevistou 105 jogadores dos 12 maiores times do Brasil. O levantamento abordou não só aspectos esportivos, mas também temas polêmicos como drogas, sexo e religião, além de outros hábitos dos craques fora das quatro linhas. Na ocasião, 65% dos atletas disseram que são a favor do sexo antes das partidas e 7% se declararam fumantes.

ler mais
Walter Bieri / AP Walter Bieri / AP

Pesquisão 2014

A última edição do Pesquisão UOL Esporte, em 2014, teve um número maior de entrevistados. Foram 108 jogadores de times da Série A que elegeram os melhores e os piores do ano. O atacante do Real Madrid Cristiano Ronaldo desbancou Lionel Messi e foi eleito o melhor do mundo com 70 votos. O levantamento também abordou os estádios do país. O Maracanã foi o preferido dos jogadores.

ler mais

Curtiu? Compartilhe.

topo