Topo

Lais Souza sofre acidente em treino nos EUA e está fora da Olimpíada

Lais Souza (esquerda) batalhava para ser a primeira brasileira na disputa olímpica do esqui aerials - Divulgação/CBDN
Lais Souza (esquerda) batalhava para ser a primeira brasileira na disputa olímpica do esqui aerials Imagem: Divulgação/CBDN

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 09h47

A brasileira Lais Souza está fora dos Jogos de Sochi, em razão de um acidente sofrido nesta terça-feira durante um treino em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A ex-ginasta olímpica batalhava para ser a primeira representante do país na disputa do esqui aerials na edição de inverno do evento do COI.

Após o acidente, a atleta foi imediatamente socorrida e internada no Hospital da Universidade de Utah, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica. A clínica espera a chegada de familiares do Brasil para a divulgação do boletim médico. Em contato com a reportagem do UOL, o pai de Lais informou que a filha sofreu lesão na coluna

"Infelizmente é isso mesmo", afirmou Stefano Arnold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Neve e chefe da delegação do país em Sochi, em breve contato com a reportagem do UOL Esporte na manhã desta terça.

Nos Estados Unidos, Lais está provisoriamente acompanhada de Josi Santos, a outra integrante da equipe brasileira de esqui aerials, também oriunda da ginástica, além do técnico Ryan Snow. As duas atletas aguardavam para as próximas horas a confirmação da classificação para os Jogos de Sochi.

Segundo informações do Sportv, os pais de Lais estão enfrentando problemas para viajar aos Estados Unidos porque não têm passaporte. Amigos da família estão ajudando para tentar levar o casal até o Salt Lake City - eles moram em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O Comitê Olímpico Brasileiro informa que ofereceu passagem e hospedagem em Salt Lake City para um dos membros da família e acionou o Dr. Antonio Marttos Jr, médico do Time Brasil, traumatologista baseado em Miami, que deve chegar no local até fim desta terça-feira. 

Em 2012, Lais também viu frustrada a participação na Olimpíada em razão de uma lesão. Na oportunidade, uma fratura na mão direita tirou a atleta paulista da disputa da ginástica por equipes. 

PROJETO COM EX-GINASTAS

As ex-ginastas Lais e Josi foram recrutadas pela Confederação Brasileira de Desportos de Neve em um projeto para inserir o país nas disputas do esqui aerials. A iniciativa começou em 2013 e tinha como objetivo em longo prazo a classificação para a Olimpíada de 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

No entanto, as duas brasileiras conseguiram evoluir rapidamente nas mãos do experimentado técnico canadense Ryan Snow e poderiam antecipar a vaga já para Sochi. Com a lesão de Lais, Josi deve ser a única representante do país na modalidade na Rússia. A classificação deve ser confirmada ainda nesta semana. 

Josi também lida com uma lesão, em problema nos ligamentos no joelho, mas a confederação brasileira informa que a brasileira tem conseguido treinar e competir. Independentemente se a vaga sair, a atleta será avaliada na volta do Brasil, nos próximos dias, para averiguar a necessidade ou não de uma cirurgia.