Topo

Candidato a vaga de "ritmista", Lucas Lima vai mal com Tite no estádio

Lucas Lima, meia do Palmeiras, no jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Lucas Lima, meia do Palmeiras, no jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

16/04/2018 21h56

Citado por Tite como possível "ritmista" da seleção brasileira na convocação para a Copa do Mundo, Lucas Lima teve mais um desempenho ruim e foi substituído em jogo do Palmeiras. A diferença é que, nesta segunda, contra o Botafogo, a apresentação ruim teve Tite como espectador em um dos camarotes do Engenhão.

O treinador chegou a se empolgar com a ida do meia para o clube alviverde por entender que Roger o colocaria em uma função ideal, sendo o atleta que começa as jogadas na intermediária defensiva e avança até a entrada na área. A sequência recente, no entanto, diminui bastante a chance de receber uma chance de última hora na lista de maio.

Nesta segunda, por exemplo, ele errou três passes, deu dois cruzamentos errados, fez duas faltas e roubou apenas uma bola, segundo o Footstats. Foi discreto durante todo o primeiro tempo e ainda viu Alejandro Guerra, seu substituto, brilhar como o autor de um gol contra o Botafogo.

"Hoje o Lucas participou do jogo, tocou bastante na bola, mas muito mais lateralizado do que nas costas da linha", avaliou Roger Machado. "Ele até se posicionou, mas não sincronizou o timing. O Guerra conseguiu encontrar o espaço. Evoluímos e o Guerra também chegou mais perto da área, deu a condição de empurrar o Botafogo para seu campo. Por vezes o atleta não encontra espaço pelo adversário bem fechado. Ter grupo com qualidade é isso: se em algum momento um atleta não está em bom nível, usamos outro".

Contra o Boca Juniors, no meio da semana, Lucas Lima também havia sido substituído por Moisés. O camisa 20 até ouviu uma parte do estádio vaiar a sua apresentação. Naquele jogo, Guerra, que substituiu Bruno Henrique, também brilhou: desta vez com assistência para o gol de Keno.

Tite declarou que duas vagas para o meio estavam abertas e citou, além do palmeirense, os nomes de Jadson, Arthur, Giuliano, Taison e Fred como candidatos. O detalhe é que esse último foi bem nos amistosos contra Rússia e Alemanha e praticamente garantiu sua convocação.