Topo

Fórmula 1

Desconfiados e esperançosos: o que os fãs europeus falam sobre Schumacher

Michael Schumacher em sua última entrevista antes do acidente de 2013 - Reprodução
Michael Schumacher em sua última entrevista antes do acidente de 2013 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/11/2018 04h00

Michael Schumacher tinha 44 anos quando sofreu o grave acidente de esqui em dezembro de 2013. Desde então, ele vive recluso na Suíça e os parentes mantêm sigilo sobre seu estado de saúde. A dois meses do aniversário de 50 anos do heptacampeão, que será no próximo dia 3 de janeiro, a família do ex-piloto voltou a se manifestar.

Primeiro foi a sua mulher, Corinna, que escreveu em uma carta que Schumacher "é um lutador e não desistirá". Na semana seguinte, o site oficial do ex-piloto divulgou a última entrevista concedida por ele antes do acidente. Os fãs continuaram sem nenhuma pista sobre as condições do alemão, e o mistério em torno dele voltou a ser assunto nas redes sociais.

Na Itália, onde ele é ídolo da Ferrari, e na Alemanha, seu país natal, alguns fãs de Schumacher demonstram incômodo com a falta de atualizações sobre seu estado de saúde, enquanto outros pregam respeito à privacidade da família e criticam a busca por novas informações. O que todos têm em comum é a esperança de voltar a vê-lo com saúde um dia. Veja como tem sido a repercussão entre os internautas europeus: 

"Notícias que ainda deixam um fio de esperança, espero vê-lo novamente. Força Schumi!"

"Michael Schumacher é um daqueles personagens que me fazem perder o controle das emoções. Basta um vídeo de cinco anos atrás para me dar arrepios"

"A emoção de vê-lo no vídeo, o rosto relaxado, as palavras de amor para a Ferrari, os rivais e ídolos de todos os tempos e os segredos do sucesso. Tem de tudo nesta entrevista inédita de Schumacher divulgada pela família. Força, Schumi"

"Michael não pilota mais, e eu nunca mais parei para ver uma corrida inteira... Também gostaria de saber como ele está"

"Antes de divulgar esta entrevista antiga, a família dele deveria ser honesta e dizer com clareza qual é o estado de Michael Schumacher"

"Uma curta declaração sobre como Michael está, não importa o quão grave seja a situação, seria importante para os fãs! Mesmo que Michael tenha algum dano permanente (o que ninguém deseja), a Sra. Schumacher poderia falar sobre isso e não deveria se envergonhar"

Nos comentários do portal alemão Welt, este leitor questionou a falta de informações sobre Schumacher na notícia sobre sua última entrevista: "Seria interessante saber se ele voltou a ficar bem nesse período"

Comentário de fã de Schumacher no portal alemão Welt - Reprodução/Welt - Reprodução/Welt
Imagem: Reprodução/Welt

Um jornalista respondeu ao comentário dizendo que "infelizmente, não se sabe como está a saúde dele. Sua família e seus agentes continuam a protegê-lo do público, e nós respeitamos isso. No dia 3 de janeiro, ele completará 50 anos"

Comentário de fã de Schumacher no portal alemão Welt - Reprodução/Welt - Reprodução/Welt
Imagem: Reprodução/Welt

Outro leitor fez a seguinte observação: "Até agora, não houve nenhuma declaração em que o próprio Michael Schumacher agradeceu aos fãs pelo apoio, apenas declarações do empresário e da família. Este fato em si já diz o suficiente sobre sua condição"

Comentário de fã de Schumacher no portal alemão Welt - Reprodução/Welt - Reprodução/Welt
Imagem: Reprodução/Welt

Este jornalista alemão alegou que a última entrevista de Schumacher não é inédita e mostrou um link de 2015: "Está no site da família há anos"

Alguns fãs criticam a repercussão do caso: "Apenas parem... Isso é o que os amigos dizem, sua última entrevista, blá blá blá... Michael é e sempre será o melhor, Vettel é ótimo e Mick Schumacher estará na F1 novamente em breve. E se não for? Também não importa! Só espero que ele não esteja sofrendo... Sua família tem sido ótima, e eu prefiro de lembrar de Schumi atacando na pista. Continue lutando"

"Deixem ele e sua família sozinhos. Eles entrarão em contato se algo mudar ou se precisarem de ajuda"

Enquanto isso, a saudade dos fãs só aumenta: "Acordei com uma saudade tremenda do Michael Schumacher. Continue lutando, campeão"

Fórmula 1