Topo

PM culpa Mancha Alviverde por confusão em Araraquara, e torcida deve ser punida

Torcida organizada Mancha Alviverde, do Palmeiras, deve ficar fora dos estádios - Julia Chequer/Folhapress
Torcida organizada Mancha Alviverde, do Palmeiras, deve ficar fora dos estádios Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 06h00

A Polícia Militar responsabilizou a Mancha Alviverde pela confusão entre torcedores e policiais no Estádio Arena da Fonte, em Araraquara, no último domingo. O UOL Esporte apurou que a principal organizada do Palmeiras está como culpada no documento repassado à FPF (Federação Paulista de Futebol) e que isso deve causar uma nova suspensão aos membros do grupo.

Assim que confirmada, a punição impossibilita que a torcida entre nos estádios com qualquer uniforme, instrumento musical e faixa que façam menção à organizada. A mesma torcida já havia sido punida por uma confusão contra corintianos na zona norte de São Paulo. Naquela ocasião, dois torcedores morreram vítimas de arma de fogo. 

VEJA COMO FOI A BRIGA ENTRE PM E PALMEIRENSES

A confusão no jogo que terminou no empate entre 2 a 2 com o Botafogo aconteceu por volta dos 40 minutos. Revoltados, torcedores começaram a partir para cima de policiais que faziam o cordão de isolamento para evitar que o campo fosse invadido.

LEIA MAIS DO PALMEIRAS

  • Folhapress

    "Se for para andar de carro blindado e segurança, vou embora", diz palmeirense Barcos

  • Divulgação

    Após estreia no profissional, Dybal esquece crise palmeirense e se coloca à disposição de Kleina

A TV Bandeirantes teve acesso às imagens fornecidas por um policial que não quis se identificar. O filme mostra palmeirenses partindo para cima dos profissionais de segurança. Três policiais foram atendidos na ambulância, já dentro do gramado do estádio, com ferimentos.

A Mancha Alviverde também foi identificada pelo árbitro da partida, Elmo Resende Cunha, como a culpada pela confusão. Na súmula, o juiz relatou a briga, que contou com bala de tiros de borracha e bombas de gás.

Por causa disso, o Palmeiras também pode ser punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportivo) e perder mandos de campo e começar no ano que vem atuando mais uma vez longe da capital de São Paulo.

Atualmente, a TUP (Torcida Uniformizada Palmeiras) também enfrenta problemas com a FPF. Por causa da invasão em setores restritos do Pacaembu, no clássico que terminou na vitória de 2 a 0 para o Corinthians, a entidade resolveu tirar dos estádios por tempo indeterminado qualquer menção a esse grupo.