Topo

Flamengo e Palmeiras têm novo jogo de protagonistas e consolidam rivalidade

Jogo entre Palmeiras e Flamengo quase terminou em confusão no primeiro turno - Marcello Zambrana/AGIF
Jogo entre Palmeiras e Flamengo quase terminou em confusão no primeiro turno Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Danilo Lavieri e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

27/10/2018 04h00

A nova disputa entre Flamengo e Palmeiras pelo título do Campeonato Brasileiro é mais um capítulo da batalha que os dois clubes travam desde 2016 em busca de seguidas conquistas de expressão. Desde então, a rivalidade entre as instituições só aumentou, acompanhando a superioridade econômica da dupla no país.

Neste sábado, a partir das 19h, eles medem forças no Maracanã para mais um jogo que pode encaminhar o título para o Alviverde ou reabrir totalmente a disputa pela liderança. A diferença entre eles é de quatro pontos.

Donos dos maiores investimentos do Brasil desde a temporada passada, Palmeiras e Flamengo são os protagonistas no mercado da bola em busca de jogadores cobiçados. Em 2017, eles decepcionaram os torcedores e tiveram resultados ruins. Por outro lado, voltaram a polarizar a busca pelo título na reta final do Brasileirão deste ano.

Segundo estudo do Itaú BBA divulgado no mês passado, Alviverde e Rubro-negro correspondem a 22% do total de receitas de clubes da Série A. Em termos de geração de caixa - dinheiro que sobra depois de pagar despesas, impostos e encargos -, a hegemonia é ainda maior, com Flamengo e Palmeiras sendo responsáveis por 38% de toda a geração de caixa dos clubes de elite do futebol brasileiro.

O poderio econômico se reflete em campo, ainda que os clubes não tenham consumado o domínio com seguidas taças. Assim, a rivalidade entre as torcidas aumenta. Em 2016, o Palmeiras conquistou o título do Brasileirão enquanto os flamenguistas subiam a #Cheirinho nas redes sociais.

Na atual edição, o Rubro-negro fez a #SegueOLíder inundar a Internet na primeira parte da competição. Tudo o que é criado termina utilizado como gozação pelos dois lados. Se os flamenguistas sofrem com os mantras, os palmeirenses são alvos de piadas com o Mundial Interclubes.

Nos bastidores, os clubes já trocaram acusações. Do lado do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari e Alexandre Mattos insinuaram um favorecimento ao time carioca por conta de cartões que suspenderam quatro jogadores do encontro: Mayke, Lucas Lima, Bruno Henrique e Deyverson, lista lista de desfalques que cria um dilema para o treinador. Do lado do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello respondeu com uma lista de erros que prejudicaram a sua equipe em encontros com o Alviverde.

Dentro de campo, o maior foco de rivalidade fica por conta de Felipe Melo. O volante já se declarou flamenguista, mas, na última partida, fez falta dura em Vinicius Júnior e foi amplamente criticado. Os números estão a favor do lado verde: são oito jogos de invencibilidade. A última vitória rubro-negra foi registrada em maio de 2014.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X PALMEIRAS

Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de outubro de 2018, sábado
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trometa (PR)

FLAMENGO: César; Pará, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vitinho; Uribe.
Técnico: Dorival Júnior

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Antônio Carlos e Victor Luís; Felipe Melo, Thiago Santos e Gustavo Scarpa; Willian, Dudu e Borja
Técnico: Felipão