Topo

Grêmio vence com 'frango' de Martín Silva e mantém Vasco perto da 'degola'

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/11/2018 18h58

Grêmio é o mais novo integrante do G-4 do Brasileirão. Contando com um 'frango' do goleiro Martín Silva aos 50 minutos da etapa final, o time gaúcho venceu o Vasco por 2 a 1, neste domingo (11), na Arena, e manteve os cariocas em situação complicada na classificação. Matheus Henrique e Jael marcaram para os donos da casa, enquanto Thiago Galhardo fez o gol dos visitantes.

Na próxima rodada, o Grêmio visita na quinta-feira o São Paulo, às 19h, no Morumbi. Já o Cruz-maltino recebe o Atlético-PR, quarta-feira, às 19h30.

Muita vontade

Dono da casa, o Grêmio cumpriu o protocolo e iniciou a partida em cima do Vasco. A equipe sufocou o rival nos primeiros minutos e não abriu o placar com Alisson por muito pouco.

Apesar da postura do rival, o Vasco manteve uma boa postura defensiva e esperou as brechas para contra-atacar contra o rival. E foi justamente em um espaço deixado que o Cruz-maltino chegou lá. Galhardo puxou ataque com velocidade e achou Maxi López, que, de calcanhar, deixou o camisa 8 livre para tirar de Paulo Victor e marcar.

A vantagem vascaína não mudou o desenho da partida. O Grêmio seguiu em cima do rival e não demorou a fazer valer a sua superioridade em campo. Aos 18, Léo Moura fez um 'Carnaval' pela direita, cruzou e Jael cabeceou sem chances para Silva.

Com a igualdade, as equipes tentaram ir ao ataque, mas faltou capricho na hora de acertar os passes e as conclusões. Debaixo de um forte sol em Porto Alegre, os dois times encerraram um primeiro tempo muito mais marcado por luta e disposição do que por bom futebol.

Frango no fim decide

As equipes voltaram com o mesmo ímpeto na etapa final, mas esbarraram em suas limitações na hora de criar chances mais claras de gol.

Ao perceber a lentidão de sua equipe, Renato lançou o jovem Jean Pyerre na equipe, mas a troca não surtiu o efeito desejado. O treinador colocou ainda Matheus Henrique na vaga de Maicon, mas a velocidade desejada não apareceu.

Os times batalharam, mas não conseguiram agredir o rival a ponto de ameaçar de fato. Tudo indicava um embate, quando veio a virada gremista com a colaboração de Martin Silva, que levou um 'frango' em chute de Matheus Henrique.

Gremistas animados

Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Torcida compareceu em bom número
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A eliminação na Libertadores a a ausência de chances de vencer o Brasileiro não desanimaram a torcida gremista, que compareceu em bom número na casa tricolor. Neste domingo, 22.622 tricolores encararam o calor da capital para prestigiar o Grêmio.

Maxi reencontra o Grêmio

Contratado em 2009 pelo Tricolor gaúcho, o vascaíno Maxi López visitou pela primeira vez o seu ex-clube. Durante sua passagem por Porto Alegre, o argentino chegou com status de ídolo, mas não correspondeu todas as expectativas. Neste domingo, o atacante atuou pela primeira vez na nova casa gremista, já que ele jogou no clube enquanto o Olímpico ainda era o estádio do Tricolor.

Renato em novo patamar

Ex-técnico do Vasco, o gremista Renato Gaúcho viu sua carreira dar uma grande guinada após 10 anos. Se em 2008 experimentou o gosto amargo de cair com o Cruz-maltino à Série B, ele levantou a Libertadores 10 anos depois com o Grêmio e se consolidou como um dos grandes nomes entre os técnico brasileiros.

Everton 200

Antes de a bola rolar, o atacante Everton foi homenageado com uma camisa personalizada e um troféu, lembranças por sua partida de número 200 como jogador profissional do Grêmio. A homenagem foi registrada nas redes sociais do "Cebolinha".

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 X 1 VASCO

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 10/11/2018
Horário: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (RS) e Rogerio Pablos Zanardo (RS)
Cartões amarelos: Ricardo, Thiago Galhardo, Pikachu, Martín Silva (VAS); Paulo Miranda, Marinho (GRE)
Cartões vermelhos:
Gols: Thiago Galhardo, aos 11 do primeiro tempo; Jael, aos 18 minutos do primeiro tempo;Matheus Henrique, aos 50 minutos do segundo tempo

GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura (Marinho), Geromel, Paulo Miranda e Cortez; Michel, Maicon (Matheus Henrique), Alisson, Cícero (Jean Pyerre) e Everton; Jael.
Técnico: Renato

VASCO
Martín Silva; Luiz Gustavo (Lucas Kal), Henriquez, Ricardo e Ramon; Willian Maranhão, Andrey, Thiago Galhardo (Raul), Yago Pikachu e Marrony (Rildo); Maxi López.
Técnico: Alberto Valentim