Topo

Auxiliar ganha 2 a cada 3 jogos ao substituir Mano no Cruzeiro no Nacional

Auxiliar costuma dar conta do recado e tem rendimento positivo na ausência de Mano - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Auxiliar costuma dar conta do recado e tem rendimento positivo na ausência de Mano Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

16/11/2018 04h00

Por causa de um tratamento médico, Mano Menezes não estará no comando do Cruzeiro por pelo menos mais dois jogos do clube no Brasileirão. Mas o histórico de Sidnei Lobo, seu auxiliar, mostra que o treinador e o torcedor não têm tantos motivos para se preocupar. Assim como ocorreu na última quarta-feira, contra o Corinthians, Sidnei costuma se dar bem quando está sozinho na beira do gramado.

O triunfo por 1 a 0 contra o Corinthians foi a 12ª vez que Sidnei recebeu o bastão de Mano Menezes para comandar o Cruzeiro. Mesmo escalando apenas quatro titulares, o auxiliar teve sua sétima vitória como técnico interino. Em outras cinco partidas, ele empatou duas e perdeu três, alcançando um aproveitamento de 63,8%, contando todas as competições. Se considerados apenas jogos do Brasileirão, o rendimento sobe para 66,6% (seis vitórias e três derrotas). Hoje, após 34 jogos do Nacional, só o líder Palmeiras tem aproveitamento melhor: 68,6% dos pontos disputados.

"A atitude que eu tive na beira do campo é uma característica minha. Tenho um comportamento, o Mano tem outro. Eu procuro ser leal com ele, mas no dia a dia eu tenho meu jeito. O dia que eu for assumir um time no futuro, serei assim. Essa será minha postura no campo", comentou o treinador. Em campo, Sidnei se mostra mais comedido, diferenciando um pouco do estilo mais agitado de Mano Menezes.

Mano Menezes já se ausentou da partida contra o Corinthians e também ficará de fora pelo menos diante do São Paulo e também do Vitória. Sidnei será o responsável por orientar o time nessas partidas e nos treinamentos na Toca da Raposa. A saída temporária de Mano foi previamente combinada com a diretoria e repetiu o acordo do ano passado, quando o Cruzeiro também venceu a Copa do Brasil e o técnico tirou algumas semanas para iniciar um tratamento médico.

"O Mano é sempre uma figura importante para o elenco, a gente sempre visa a liderança dele. Mas quando não tem ele, temos o Sidnei, que faz um bom trabalho e vem fazendo bons treinos com a gente. Ele deu sua parcela de contribuição (na vitória contra o Corinthians)", disse o zagueiro Léo.