De invencibilidade a melhor turno: os recordes e marcas do Palmeiras deca

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

  • Alê Cabral/Agif

    Bruno Henrique levanta o troféu de campeão brasileiro no Allianz Parque

    Bruno Henrique levanta o troféu de campeão brasileiro no Allianz Parque

A campanha do Palmeiras que culminou no décimo título do Campeonato Brasileiro na história do clube foi recheada de recordes e marcas históricas. A arrancada comandada por Luiz Felipe Scolari na competição desde sua chegada em julho deu ao Verdão não apenas o troféu, mas uma série de feitos que tornam ainda mais impressionante a conquista.

O Palmeiras terminou com 80 pontos, oito de vantagem sobre o segundo colocado Flamengo; o melhor ataque do campeonato, com 64 gols marcados; e a melhor defesa, com 26 gols sofridos. Além disso, confira a seguir seis marcas alcançadas pela equipe na competição.

Maior invencibilidade da história dos pontos corridos

Com 23 jogos sem perder, o Palmeiras bateu o recorde de invencibilidade do Brasileirão de pontos corridos (desde 2003), superando a sequência invicta de 19 partidas do Corinthians de 2017. A última derrota foi em 25 de julho, para o Fluminense, no jogo que causou a demissão do técnico Roger Machado. Desde então, o time não perdeu mais, em uma partida comandada pelo interino Wesley Carvalho e outras 22 pela comissão técnica de Felipão.

Segunda maior invencibilidade do clube no Brasileirão

Os 23 jogos de invencibilidade do Palmeiras de 2018 também igualaram a marca do esquadrão bicampeão de 1993/94, que ficou o mesmo período invicto entre os dois anos. O desafio agora é superar a maior série invicta da história do clube no Brasileirão, conquistada por outra equipe bicampeã nacional: a Segunda Academia, que passou 26 jogos seguidos sem perder entre 1972 e 1973.

Melhor turno da história dos pontos corridos com 20 times

Outra marca corintiana que foi derrubada: com o triunfo sobre o Vitória na última rodada, o Palmeiras fez o melhor turno da história dos pontos corridos desde que o Brasileirão passou a ter 20 clubes, com 47 pontos, 14 vitórias e saldo positivo de 24 gols. A campanha é ligeiramente superior à do primeiro turno do Corinthians de 2017, por um gol a mais de saldo.

Menos derrotas na história dos pontos corridos

O Palmeiras perdeu apenas quatro vezes no Campeonato Brasileiro, todas elas antes da chegada de Felipão. Com isso, igualou o recorde do São Paulo de 2006, que também só foi derrotado em quatro jogos naquela campanha.

Felipão se isola como técnico brasileiro mais vencedor

O triunfo no Brasileirão ainda serviu para Felipão se isolar ainda mais como o técnico brasileiro mais vencedor da história. Agora o gaúcho soma 27 títulos na carreira. O segundo colocado da lista é Vanderlei Luxemburgo, com 23 troféus no currículo - o último deles, o Campeonato Pernambucano de 2017 pelo Sport.

Maior público da história do Allianz Parque

O jogo contra o Vitória também serviu para quebrar o recorde de público do Allianz Parque, com 41.256 pagantes no estádio. O recorde anterior era de 41.227 pagantes, na final do Campeonato Paulista de 2018, vencida nos pênaltis pelo Corinthians.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos