Topo

Bahia x Palmeiras tem primeira revisão de jogada com uso do VAR

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/08/2018 20h50

A esperada utilização prática do árbitro de vídeo em competições chanceladas da CBF, enfim, aconteceu. O momento histórico ocorreu no segundo tempo do empate em 0 a 0 entre Bahia e Palmeiras, nesta quinta-feira (2), na Arena Fonte Nova, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Foi a primeira vez que uma decisão da arbitragem de campo foi mudada após consulta ao VAR (sigla em inglês para Video Assistant Referee) em torneios nacionais.

Após contra-ataque alviverde, Artur foi derrubado na área por Gregore, e o árbitro Anderson Daronco assinalou a penalidade, expulsando o jogador do Bahia.

Antes de autorizar a cobrança, Daronco esperou a análise da jogada pela equipe de árbitro de vídeo, chefiada por Leandro Vuaden na partida. Após orientação recebida via rádio, ele sinalizou que faria a revisão do lance na tela instalada à beira do campo.

Após quase cinco minutos de interrupção, Daronco manteve a marcação do pênalti, mas retirou o vermelho de Gregore, aplicando ao volante apenas o cartão amarelo.

Desta forma, o árbitro seguiu recomendação da Fifa que foi vista durante a Copa do Mundo da Rússia, de não expulsar jogadores em casos de penalidade, para evitar uma "punição dupla" ao time que cometeu a infração. Bruno Henrique acertou o travessão e desperdiçou a cobrança.

Nos minutos finais, a equipe de árbitro de vídeo ainda auxiliou Daronco, por meio da comunicação por rádio, a expulsar Deyverson, atacante do Palmeiras, que acertou uma cotovelada em Mena.

Os três jogos da última quarta-feira (1º) pela Copa do Brasil (Santos x Cruzeiro, Corinthians x Chapecoense e Grêmio x Flamengo) foram os primeiros com VAR, mas nenhuma consulta direta aconteceu. Houve clara checagem de orientações por rádio pelos árbitros de campo em dois lances, mas nenhuma decisão foi alterada.