Topo

Felipão veta ida de auxiliar à China e cita conselhos a Dudu sobre saída

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

16/08/2018 22h27

O técnico Luiz Felipe Scolari revelou nesta quinta-feira (16), após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia que garantiu a classificação do Palmeiras à semifinal da Copa do Brasil, que seu auxiliar Paulo Turra recebeu uma proposta para voltar ao futebol da China, mas que não vai deixar o alviverde. Felipão elogiou o trabalho do assistente e atribuiu principalmente a ele a melhora do sistema defensivo do time, que não sofre gols há seis jogos.

"Com quem falei mais hoje no jogo foi com o Paulo, meu auxiliar direto, que vem fazendo um trabalho muito bom e que hoje recebeu convite para voltar para a China, uma equipe da segunda divisão. Mas não está liberado. Vai ficar aqui, não adianta", disse o treinador, que foi auxiliado por Turra em sua passagem de três anos no Guangzhou Evergrande.

"A gente vem trabalhando principalmente no setor de cobertura. Uma defesa que joga com boa cobertura pode ter uma falha, que o companheiro vai estar ali para ajudar. O Paulo faz muito bem esse trabalho, e eu venho ali ajudando no que posso. A defesa vem se portando muito bem. O Dracena não tem velocidade? Não precisa de velocidade, é posicionamento. O Felipe Melo está jogando agora em uma forma de proteção à defesa, que não se expõe. Se não tenho velocidade, preciso de alguém que me proteja. Se meu lateral sai, preciso de um zagueiro para a cobertura. Futebol é muito simples, não tem nada de novidade", completou Felipão.

O treinador voltou a falar sobre a China ao comentar sua relação com o atacante Dudu, que foi o autor do gol da vitória sobre o Bahia nesta quinta. Felipão disse que tem intimidade com o jogador desde que ambos trabalharam juntos no Grêmio em 2014 e falou sobre os conselhos que deu ao camisa 7 sobre uma possível saída. Ele recebeu proposta de 15 milhões de euros do Shandong Luneng no meio do ano, mas o Palmeiras barrou sua saída e acabou negociando Róger Guedes, que estava emprestado ao Atlético-MG, com os chineses.

"O Dudu falava algumas vezes em sair, teve ofertas, mas estou tentando mostrar a ele que, se quiser sair no futuro, tem que sair com mais um, dois ou três títulos no Palmeiras. Assim será muito mais valorizado para onde for. E se for sair para a China, dificilmente eu não terei influência nessa situação, porque sou muito benquisto na China. As pessoas que vão contratar jogadores provavelmente me ligarão para pedir informações, e eu posso ajudar", disse Felipão.

"Quando cheguei no Grêmio em 2014, o Dudu não estava jogando. E no primeiro dia de treinamento, o Murtosa, que era meu auxiliar na época, já deu um puxão de orelha muito grande no Dudu. Ele ouviu aquilo, melhorou, começou a jogar com o Zé Roberto e vocês sabem no que deu. O Dudu é um menino que tem minha confiança sempre. Ele sabe que em alguns momentos foi ajudado com algumas colocações sobre o que fazer, com relação a valores de contrato, anos de contrato... temos esse ambiente muito bom com ele. Eu vinha cobrando para que ele fizesse um gol, e foi o gol que nos colocou na semifinal", concluiu o técnico.

O Palmeiras vai enfrentar na semifinal da Copa do Brasil o Cruzeiro, em jogos marcados para o mês que vem. O próximo compromisso do alviverde é neste domingo (19), contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro.