Topo

Santos tenta manter escrita de 23 anos para avançar na Copa do Brasil

Em 2010, quando foi campeão, Santos de Neymar e Robinho estreou com vitória - Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Em 2010, quando foi campeão, Santos de Neymar e Robinho estreou com vitória Imagem: Ricardo Nogueira/Folha Imagem

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

06/02/2019 04h00

O Santos enfrenta o Altos (PI) nesta quarta-feira (6), às 19h15, no estádio Albertão, em Teresina, pela primeira fase da Copa do Brasil. Com o novo regulamento da competição, a vaga para a próxima fase é decidida em jogo único e, para avançar, o Peixe tenta manter uma escrita que já dura 23 anos.

Por estar mais bem colocado no ranking de clubes da CBF do que o Altos, o time da Vila Belmiro precisa apenas do empate para chegar à segunda fase do torneio. A única vez em que não conseguiu ao menos um empate na estreia na Copa do Brasil foi em 1996, quando o Santos caiu diante do Athlético-PR por 3 a 0.

De lá para cá foram mais 15 jogos, com nove vitórias e seis empates. No único título santista no torneio, em 2010, o Peixe de Neymar e companhia estreou com vitória magra de 1 a 0 sobre o Naviraiense-MS, em Naviaraí. No entanto, o regulamento da época previa um jogo de volta e o Peixe não perdoou: aplicou 10 a 0 na Vila Belmiro.

No ano passado o time estreou com o pé direito na competição, vencendo o Luverdense-MT, por 5 a 1, gols marcados por Gustavo Henrique, Yuri Alberto e o hat-trick de Gabigol. Como havia entrado diretamente na fase oitavas de final, por ter disputado a Copa Libertadores da América, o Peixe precisou fazer o segundo jogo em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Com o placar elástico da ida, poupou seus titulares e acabou derrotado por 2 a 1.

Há três anos caindo nas quartas de final do certame, o Santos tem a Copa do Brasil como uma das prioridades do ano. Ainda no mercado para repor as saídas de Gabigol, Bruno Henrique e Dodô, o Peixe sabe que ainda tem um elenco enxuto para uma competição mais longa como é o Campeonato Brasileiro e aposta suas fichas na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.

FICHA TÉCNICA
ALTOS X SANTOS

Data: 6 de fevereiro de 2019 (quarta-feira)
Local: Estádio Albertão, em Teresina-PI
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e Andre da Silva Bittencourt

ALTOS: Andrade; Ademir, Caique, Ramon Baiano e Tiaguinho; Dos Santos, Júnior Paraíba e Sidney; Ancelmo, Luizão e Eder Guerreiro. Técnico: Leandro Campos

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Copete; Alison, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota; Soteldo e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli