Topo

Corinthians

Flu mal e estrutura do Corinthians. Sornoza explica reviravolta na carreira

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/02/2019 04h00

O meia Junior Sornoza, ao lado de Gustagol, é um dos principais destaques do Corinthians neste ano e já assume a responsabilidade de comandar a armação de jogadas no time no duelo contra o Avenida-RS, hoje, às 21h30 (de Brasília), em Itaquera, pela segunda fase da Copa do Brasil. Aliás, é o segundo jogo consecutivo que Sornoza entra como principal "maestro" do time. Ele já exerceu a função no clássico contra o São Paulo e brilhou com uma assistência para o zagueiro Manoel abrir o placar da vitória por 2 a 1.

O equatoriano, que deixou o Fluminense em baixa, virou o "rei das assistências" do Alvinegro: foram quatro em seis jogos oficiais, três delas somente para Gustagol, artilheiro do time na temporada, com sete gols.

Em rápido contato com o UOL Esporte, Sornoza foi questionado sobre a reviravolta na carreira. No ano passado pelo Fluminense, por exemplo, ele atuou em 29 jogos do Campeonato Brasileiro e não deu nenhuma assistência para gol, segundo estatísticas do Footstats.

Sornoza citou a estrutura do Corinthians e a fase ruim do Fluminense na temporada para explicar como virou o "rei das assistências" e titular na equipe de Fábio Carille. O clube carioca só escapou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão após vencer o América-MG por 1 a 0, e o equatoriano foi um dos mais perseguidos da torcida nesse período.

"Não sei, mas pode ser também que o time estivesse passando por um mau momento. No Fluminense foram oito jogos sem fazermos gols, então foi difícil para todo mundo, também. É uma diferença muito grande (estrutura). No Rio tínhamos uma coisa e aqui há outra cultura e outras coisas, então sempre procuro dar o meu melhor", afirmou Sornoza.

Além de brilhar com assistências, Sornoza ganhou a confiança de Carille por conta de sua ajuda no sistema defensivo. Bastante participativo nos jogos, o meia é o quinto jogador que mais "rouba bolas" no Campeonato Paulista, por exemplo, com sete desarmes em quatro jogos.

Sornoza entende que, além da estrutura, o técnico Fábio Carille e os companheiros facilitaram a sua adaptação no clube paulista.

"Todos os meus companheiros estão me ajudando muito. Na concentração falam muito comigo, também, para poder me adaptar rapidamente e poder fazer grandes jogos como estou fazendo agora na temporada. O Carille é muito importante (nessa reviravolta) porque dá muita confiança para o time e para todos nós que estamos dentro de campo", disse.

Sornoza está relacionado e ontem treinou entre os titulares que encaram o Avenida-RS hoje, na Arena Corinthians. A boa fase do equatoriano permitiu a Carille poupar Jadson para realizar reforço muscular por cerca de 15 dias.

Além de Jadson, o Corinthians conta com mais dois desfalques hoje: o volante Renê Júnior, que faz transição do departamento médico para o campo após realizar cirurgia no joelho esquerdo, e o volante Gabriel, que opera o tendão adutor da perna direita hoje e desfalca o time por até três meses.

Ficha Técnica
Corinthians x Avenida-RS

Data: 20 de fevereiro de 2019
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Vinicius Melo de Lima (ambos do Rio Grande do Norte)

Corinthians: Cássio, Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Junior Urso; Pedrinho, Sornoza e Clayson; Gustagol. Técnico: Fábio Carille.

Avenida-RS: Fabiano Heves; Felipe Cordeiro, Claudinho, Yuri e Márcio; Carlinhos, Felipe e Jô; Welder, Flávio Torres e Tito. Técnico: Fabiano Daitx

Corinthians