Topo

Corinthians

Corinthians aposta em Vagner Love de "coringa" contra carrasco Racing

Vagner Love realiza terceiro jogo desde o seu retorno e não repetiu posição em campo - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Vagner Love realiza terceiro jogo desde o seu retorno e não repetiu posição em campo Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/02/2019 04h00

O Corinthians estreia hoje, às 21h30 (de Brasília), em Itaquera, pela Copa Sul-Americana, apostando fichas em uma novidade ofensiva para surpreender o Racing-ARG, carrasco recente na história do clube. A principal esperança do técnico Fábio Carille se volta para o atacante Vagner Love, que atuará pela terceira vez desde o retorno ao Alvinegro em um posicionamento tático diferente, agora pelo lado direito do ataque.

Os argentinos não foram responsáveis apenas pela eliminação do time já dirigido por Fábio Carille nas oitavas de final da competição, em 2017. Na ocasião, a equipe que foi campeã paulista e do Brasileiro, acabou eliminada após dois empates, 0 a 0 na Argentina e 1 a 1 em São Paulo.

O Racing também já havia eliminado o clube da Mercosul, competição que antecedeu a Sul-Americana, em 1998.

Em seis confrontos, a única vitória corintiana ocorreu no primeiro dos encontros, em 12 de fevereiro de 1953, ou seja, há mais de 66 anos. Na ocasião, a equipe venceu por 1 a 0, gol marcado por Zezinho já nos últimos minutos da partida.

Love faz terceiro jogo sem repetir posição

Love, agora, é a principal esperança de novos tempos. Esta é a terceira tentativa de encontrar um posicionamento ideal para o recém-contratado jogador. O camisa 9 reestreou pelo clube no empate por 2 a 2 diante do Ferroviário-CE, no estádio do Café, em Londrina, pela Copa do Brasil.

Na ocasião, ele foi escalado pelo lado esquerdo do ataque, ao lado de Gustagol. Ele desempenhou um papel importante na marcação, recuando para marcar pelo mesmo lado.

Diante do Novorizontino, no último domingo, já foi posicionado mais centralizado no esquema de Carille, atrás de Mauro Boselli, que atuou como centroavante. Love jogou em função semelhante a de um camisa 10, atuando como armador. Ele mesmo intitulou o posicionamento de "falso de 10".

Para encarar o Racing, Love será uma espécie de ponta direita. Carille escalou o time nos esquemas 4-1-4-1, com Ralf na frente da zaga, Love, Ramiro, Sornoza e Jadson na segunda linha, e Gustavo no ataque. Ofensivamente, o time se apresenta no esquema 4-3-3, com Sornoza e Ramiro armando as jogadas, e Jadson, Love e Gustagol mais avançados na frente.

"O Love, eu já tenho uma amizade com ele, fomos campeões aqui em 2015. Tenho liberdade, ele é experiente, tem qualidade e pode ajudar o Gustavo (com conselhos). Sempre que a gente pode a gente conversa, dá dicas", disse o meia Jadson, que ainda prometeu uma postura diferente do Corinthians para o confronto.

"Agressiva (postura), dentro de casa a gente tem que se impor, com a bola conseguir triangulações, se aproximar, não deixar a equipe deles à vontade na nossa casa. E fazer um bom jogo, estamos precisando de uma vitória novamente para ganhar confiança para os próximos jogos", completou.

Nesta temporada, a equipe tem apenas duas vitórias em oito partidas disputadas e ainda não emplacou desde o retorno de Carille do futebol árabe.

Cássio é dúvida, mas foi relacionado para o jogo

Para a partida, Carille não sabe se poderá contar com o goleiro Cássio, ausente no último trabalho tático da equipe. O goleiro realizou testes no campo por conta de dores na coxa direita.

O camisa 12 demonstrou sentir dores no teste e, inclusive, utilizou uma proteção no local. No entanto, há esperanças de que ele atue contra os argentinos, já que foi relacionado para o jogo.

Na lateral esquerda, Carlos Augusto substituirá Danilo Avelar, que cumpre suspensão pela expulsão diante do Colo Colo-CHI, que eliminou a equipe da última Copa Libertadores da América.

O Racing, que lidera o Campeonato Argentino, chegou ao Brasil sem o meia-atacante Ricardo Centurión, ex-jogador do São Paulo, afastado do elenco depois de ter sido flagrado empurrando o técnico Eduardo Coudet na derrota por 2 a 0 para o River Plate-ARG, no domingo. O clube de Avellaneda decidiu afastar o jogador.

A decisiva partida ocorrerá ainda neste mês, em 27 de fevereiro. Após o confronto com os argentinos, o Corinthians enfrenta o São Paulo pelo Campeonato Paulista. O confronto ocorrerá neste domingo, às 19h (de Brasília), também na Arena Corinthians.

Ficha Técnica

Corinthians x Racing
Data:
14 de fevereiro de 2019
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Assistentes: Víctor Raez e Michael Orue (ambos do Peru)

Corinthians: Cássio (Walter); Fagner, Manoel, Henrique e Carlos Augusto; Ralf, Ramiro e Sornoza; Vagner Love, Gustavo e Jadson. Técnico: Fábio Carille.

Racing: Arias; Pillud, Sigali, Donatti e Mena; Solari, Díaz (Domínguez) e Cardozo (Zaracho); Cristaldo, Fernández e Cvitanich. Técnico: Eduardo Coudet.

Corinthians