Topo

Libertadores - 2019

Camisa 7 do Santos, Charles vira 'inscrito VIP' e pode faturar Libertadores sem jogar

Charles foi contratado para ser titular da Libertadores, mas sofreu sem espaço no grupo - Santos F.C. (Divulgação)
Charles foi contratado para ser titular da Libertadores, mas sofreu sem espaço no grupo Imagem: Santos F.C. (Divulgação)

João Henrique Marques

Em Santos (SP)

22/06/2011 07h04

Na lista de inscritos do Santos na Libertadores 2011 um nome chama a atenção. Charles foi colocado com status de titular, ganhou a camisa 7 na numeração fixa estabelecida, mas jamais entrou em campo durante toda a competição.

Charles é o único jogador de linha Santos inscrito desde início da competição que não jogou um minuto sequer. O volante só foi relacionado para três, dos 13 jogos da equipe na competição, mas nunca conseguiu sair do banco de reservas.

A presença na foto do título já está garantida. Muricy Ramalho relacionou os 25 jogadores inscritos pelo Santos na Libertadores para a viagem a São Paulo. E Charles vai ocupar um espaço que jamais ganhou em campo.
 
O volante chegou em janeiro em meio ao tratamento de lesão no joelho. Mesmo assim, foi bancado por Adilson Batista e esperava pela garantida presença de titular. No entanto, o treinador foi embora, e seu pupilo perdeu espaço.

No esboço traçado por Adilson, Charles dividiria o meio-campo ao lado de Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso. Só que a demora na recuperação fez o volante perder espaço para outras opções como Adriano, jogador intocável por Muricy, e Rodrigo Possebon.

 

A liberação médica de Charles só aconteceu no fim de março. A essa altura, o Santos já havia realizado três jogos pela Libertadores. Mesmo assim, o camisa 7 seguiu sem sequer ser relacionado para os três duelos restantes da fase de grupos.

A primeira vez que figurou na lista de relacionados foi somente na partida de volta pelas quartas de final, contra o Once Caldas, no Pacaembu. O volante assistiu no banco o empate por 1 a 1 garantir a vaga a semifinal.    

Na partida de ida da final contra o Peñarol, em Montevidéu, lá estava Charles acompanhando o empate por 0 a 0 no banco de reservas. O camisa 7 figura novamente entre os relacionados para a decisão. Minutos em campo, porém, são improváveis. Mesmo assim, como um ‘inscrito VIP’, Charles vai receber medalha em caso de título do Santos.