Topo

Libertadores - 2019

Fla encara 'guerra' no Paraguai para superar trauma e voltar à liderança na Libertadores

Vagner Love disputa a bola com Nájera no empate em 3 a 3 entre Flamengo e Olimpia - Vanderlei Almeida/ AFP
Vagner Love disputa a bola com Nájera no empate em 3 a 3 entre Flamengo e Olimpia Imagem: Vanderlei Almeida/ AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/03/2012 06h10

O Flamengo encara o Olimpia, do Paraguai, nesta quarta-feira, às 22h, para retomar a liderança do grupo 2 da Copa Libertadores. E a tarefa do rubro-negro para voltar ao topo não será das mais fáceis. Além de enfrentar um verdadeiro clima de guerra no estádio Defensores Del Chaco, o time carioca terá que superar o trauma pelo empate por 3 a 3 na partida entre as duas equipes no Rio de Janeiro.

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    Ronaldinho está de volta ao time do Flamengo após cumprir suspensão no último fim de semana

  • Jorge Adorno/ REUTERS

    Ex-jogador do Fla, Maxi Biancucchi briga por uma vaga no ataque do Olimpia para o jogo de quarta

Após dominar o jogo até os 30min do segundo tempo e conseguir uma vantagem de 3 a 0, o Flamengo foi surpreendido pelo time paraguaio e viu a vitória escapar com três gols sofridos em 13 minutos. Os rubro-negros não esconderam a decepção e mostraram saber bem que precisam recuperar os pontos perdidos em casa e a confiança na competição.

"Foi complicado empatar daquele jeito, todos ficaram muito abalados, mas temos que esquecer isso e recuperar agora. Conversamos sobre o que aconteceu. Faltou cuidado, atenção, houve relaxamento porque a equipe achou que o jogo já estava resolvido. Agora é hora de vencer e encaminhar a classificação. Tem que ser tudo diferente desta vez", decretou o técnico Joel Santana, que teve o discurso endossado pelo goleiro Felipe.

"Pela tabela, só a vitória interessa. A ideia é respeitar o time deles, mas sabemos que temos condições de fazer uma bela partida", disse o camisa 1 em entrevista ao site oficial do clube.

Para a partida decisiva, Joel Santana ainda não poderá contar com Airton e Renato Abreu, que se recuperam de lesão no pé e de uma arritmia cardíaca, respectivamente. A boa notícia para o treinador será o retorno de Ronaldinho Gaúcho. O craque cumpriu suspensão no último fim de semana, pelo Campeonato Carioca, e voltará ao time. Deivid, barrado no ataque, segue fora da equipe.

Do lado adversário, o objetivo também é uma vitória para alcançar a liderança e se aproximar da classificação à próxima fase. Com quatro pontos, um a menos que o Flamengo e dois atrás do líder Lanús, o Olimpia busca um resultado positivo por dois ou mais gols para chegar ao topo da tabela.

O técnico Gerardo Pelusso, responsável pelo clima tenso da partida ao dizer que Joel Santana "não existe", não terá problemas para montar o seu time. Com o grupo completo e todos os jogadores à disposição, a única dúvida será no ataque. O ex rubro-negro Maxi Biancucchi disputa uma vaga com Luis Caballero. A decisão só deverá ser tomada momentos antes do jogo.

OLIMPIA-PAR x FLAMENGO

Data: 28/03/2012 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Transmissão na TV: TV Globo e Fox Sports (informações divulgadas pelas emissoras)
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Auxiliares: Francisco Mondria (Chile) e Carlos Astroza (Chile)

OLIMPIA
Martín Silva; Nájera, Romero, Enrique Meza e Sebástian Ariosa; Aranda, Sérgio Orteman, Fábio Caballero e Vladimir Marín; Zeballos e Maxi Biacucchi (Caballero)
Técnico: Gerardo Pelusso

FLAMENGO
Felipe; Léo Moura, Marcos González, David Braz e Júnior César; Muralha, Willians, Luiz Antônio e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love
Técnico: Joel Santana