Topo

Ônibus do Boca é atacado, elenco é ferido e final da Libertadores é adiada

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/11/2018 16h49Atualizada em 24/11/2018 20h42

A final da Copa Libertadores da América foi adiada para domingo (25), às 18h (de Brasília). Com alguns de seus jogadores feridos após ataques da torcida do River Plate ao ônibus que levava a delegação ao estádio Monumental de Nuñez, o Boca Juniors não aceitou entrar em campo para disputar o título do torneio neste sábado (24). Após reuniões e adiamentos, a torcida foi remarcada.

Leia mais:

Vídeo mostra ataque dentro de ônibus do Boca: "chamem o médico"
"Estão nos obrigando a jogar a partida", diz Tevez

Capitão do Boca Juniors vai para o hospital após confusão com ônibus

Copos, garrafas, paus e pedras foram lançados pelos fãs do River, quebrando vidros e ferindo atletas. Diante da confusão, a polícia teve que entrar em ação para conter os vândalos. O gás de pimenta utilizado na briga atingiu ao menos cinco atletas do Boca.

Os atacantes Ábila, Beneddeto e Tevez teriam passado mal nos vestiários do estádio por causa dos efeitos do gás de pimenta, segundo o repórter Fernando Caetano, do Fox Sports. Além disso, o capitão Pérez foi ferido por estilhaços de vidro.

Por conta disso, dirigentes do clube xeneize defenderam formalmente o adiamento da partida. A menos de uma hora, membros das Conmebol e dirigentes das equipes se reuniram nos vestiários para definir o caso. A informação foi divulgada pelos canais Fox Sports e TNT, sendo confirmada posteriormente pelo UOL Esporte.

Às 17h42 (de Brasília), a Conmebol informou o adiamento em uma hora após avaliar o caso e visitar os jogadores feridos no vestiário do Boca Juniors. Às 18h46, novo comunicado após outra reunião, desta vez confirmando mais 1h15 de adiamento, com a partida se iniciando às 20h15 (de Brasília)

“Nos atiraram de tudo”, disse Cali Izquierdoz, do Boca Juniors, ao Olé. O ex-dirigente do clube Juan Carlos Crespi afirmou: “Nos jogaram gás pimenta, pedras, tudo". Autor de um dos gols na primeira partida, Benedetto disse: “Jogaram gás de pimenta”.

Alguns jogadores do Boca, como Tevez, Zárate e Emmanuel Más, chegaram ao estádio com os rostos cobertos pela camisa.

É importante lembrar que, assim como no jogo de ida da decisão, a partida terá torcida única, desta vez do River Plate.

Gás de pimenta - JAVIER GONZALEZ TOLEDO / AFP - JAVIER GONZALEZ TOLEDO / AFP
Imagem: JAVIER GONZALEZ TOLEDO / AFP

Para chegar ao estádio, os torcedores deviam passar por várias barreiras de seguranças, que estão conferindo os ingressos e verificando os dados. A entrada dos torcedores teve correria e confusão. Alguns foram detidos ao tentar 'furar' a barreira e ingressar no estádio.

River - AP Photo/Natacha Pisarenko - AP Photo/Natacha Pisarenko
Imagem: AP Photo/Natacha Pisarenko

La Red, rádio da Argentina, teve acesso às imagens do vestiário do Boca Juniors e mostrou os jogadores recebendo atendimento médico. O capitão do clube, Pablo Pérez, mostra um suposto corte no braço esquerdo, como mostra o tuíte abaixo.

Imagens que seriam do interior do ônibus onde viajavam os jogadores do Boca Juniors foram divulgadas neste tuíte.

Boca foi eliminado por confusão em 2015

A Conmebol excluiu o Boca Juniors da Libertadores de 2015 por conta dos incidentes ocorridos no intervalo do Superclássico argentino disputado em La Bombonera pelas oitavas de final. A partida estava empatada por 0 a 0 no momento da confusão.

No intervalo ada partida, o elenco do River Plate foi atingido por um gás tóxico que causou queimaduras de primeiro grau em quatro atletas e deixou Driussi com uma encefalite (inflamação no cérebro).

Para punir o Boca Juniors, a Conmebol aplicou o regulamento disciplinar da entidade. O time xeneize chegou a entrar com recurso na entidade, mas foi negado.  Além da eliminação, o Boca foi punido com quatro partidas com portões fechados, quatro sem torcida como visitante e multa de US$ 200 mil.