Topo

São Paulo

São Paulo tem situação mais complicada de um brasileiro na pré-Libertadores

Nenê se lamenta durante a derrota do São Paulo para o Talleres - DIEGO LIMA / AFP
Nenê se lamenta durante a derrota do São Paulo para o Talleres Imagem: DIEGO LIMA / AFP

Do UOL, em São Paulo

07/02/2019 13h19

A vitória do Talleres por 2 a 0 na última quarta-feira (6) deixou o São Paulo com a situação mais difícil da história dos brasileiros nas fases preliminares da Libertadores. Nunca um representante do país precisou reverter uma diferença tão grande na partida de volta.

Desde que o sistema foi introduzido em 2005, apenas dois times brasileiros foram eliminados: Corinthians e Chapecoense. Ainda assim, os dois foram para o segundo jogo em uma situação no placar melhor que a do São Paulo.

Em 2011, o Corinthians enfrentou o Tolima, da Colômbia. No primeiro jogo, no Pacaembu, o duelo terminou em 0 a 0. O problema para os corintianos aconteceu na volta: derrota por 2 a 0 e eliminação precoce na competição continental.

Leia também:

Situação pior foi a da Chapecoense em 2018. A equipe perdeu para o Nacional, do Uruguai, por 1 a 0 dentro de casa, na Arena Condá. No jogo de volta, em Montevidéu, nova derrota por 1 a 0 e eliminação.

Entre os que se classificaram, quem teve situações mais complicadas foram Flamengo em 2012 (derrota para o Real Potosí na ida por 2 a 1 e vitória por 2 a 0 na volta), Grêmio em 2013 (derrota para a LDU por 1 a 0 na ida e classificação nos pênaltis), Athletico em 2014 (derrota para o Sporting Cristal por 2 a 1 e classificação nos pênaltis na volta) e Botafogo em 2014 (derrota para o Deportivo Quito por 1 a 0 na ida e vitória por 4 a 0 na volta).

A diferença favorável para o São Paulo com os dois exemplos citados é o local do segundo jogo. Diferentemente de Corinthians e Chapecoense, o time do Morumbi joga a volta no Brasil, com o apoio de sua torcida. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira (13), às 21h30 (de Brasília).

São Paulo