Topo

Paulista - 2019

Academia caseira nas férias e cuidados especiais na pré-temporada turbinam Valdivia

Valdivia, durante entrevista no CT do Palmeiras (27/10/2011) - Robson Ventura/Folhapress
Valdivia, durante entrevista no CT do Palmeiras (27/10/2011) Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

24/01/2012 06h00

Críticas pelas lesões seguidas, envolvimentos em casos extraconjugais com direito até a foto de paparazzi e suspensão da seleção chilena por suposta bebedeira antes de jogos das Eliminatórias. Todos esses foram ingredientes que Valdivia, meia do Palmeiras, tenta esquecer em 2012. Para a mudança, o meia diz que adotou uma postura light durante suas férias e relata a montagem de uma “mini-academia” em casa.

Sobre todas as polêmicas, o camisa 10 prefere não envolver tanto a família. Ele afirma, apenas, que todos estão no Chile para curtir o fim das férias. Sobre a qualidade do futebol apresentado, no entanto, ele admite que ficou abaixo do que acha que pode mostrar.

“Eu tive muita lesão, fiquei muitos jogos fora, fora de treinos e isso atrapalha. Por isso, todas as perguntas que vocês me falam, eu digo que quero ter sequência de treino, com jogos e mostrando tudo o que sei”, disse Valdivia.

“Agora, durante as férias, fui pra praia e fiquei em família. Comprei uma bicicleta e uma esteira”, disse ele para dar uma pequena pausa sob os olhares desconfiados dos jornalistas. “É sério! Eu me cuidei, fiquei mais em casa, curtindo meus filhos, que tem dois e quatro anos só. Eu aproveitei e comi menos, bebi menos e comprei uma bicicleta e uma esteira. Montei uma academia pequena em casa e foi muito legal”, resumiu o jogador.

Além dos cuidados que o chileno teve nas férias, Valdivia relata que segue um plano desde o ano passado elaborado pela comissão técnica para reforçar sua coxa, especialmente a esquerda, que sofre com lesões em sequência desde a sua saída do Oriente Médio, em 2010.

“Desde o ano passado, faço uma preparação diferente, um fortalecimento muscular e terminei 2011 sem dor. Nas férias, eu me preparei. Por incrível que pareça, eu me cuidei, tanto é que nesses negócios de percentual de gorduras, teste de força e tudo mais eu voltei muito bem”, relatou o camisa 10.

Durante a pré-temporada, era muito comum que Valdivia nem aparecesse nos gramados, o que já gerava desconfiança nos torcedores. Sua ausência, no entanto, fazia parte de um planejamento comandado por Anselmo Sbragia, preparador do clube.

"O Valdivia não tem nenhum tipo de problema desde a reta final do Brasileiro do ano passado e voltou para esta temporada em ótimas condições. O fato de ele não ir para o campo treinar não significa que ele esteja sendo poupado. Até em razão de tudo o que aconteceu com ele no ano passado, temos feito um treino específico para melhorar o equilíbrio muscular e a função dos músculos em relação aos movimentos dele nos treinos e jogos", disse Sbragia.

No último domingo, Valdivia foi muito bem no jogo diante do Bragantino. Com 9 faltas sofridas, o camisa 10 fez os adversários sofrerem quatro cartões amarelos e ainda deu a assistência para o gol de Maikon Leite, que definiu a vitória do Palmeiras.

“Eu nunca me preocupei com isso daí de rodízio. Só falei para o juiz ficar de olho, porque vinha um e fazia duas faltas, o outro fazia três, depois o outro batia mais duas. Mas tudo bem. Não vou reclamar, deixa eles virem”, ironizou o jogador.