Topo

Paulista - 2019

Paraguaio volta a ser opção, mas Leão pode manter volante improvisado na lateral

O técnico Emerson Leão pode escalar Piris ou Rodrigo Caio na lateral direita - Luiz Pires/VIPCOMM
O técnico Emerson Leão pode escalar Piris ou Rodrigo Caio na lateral direita Imagem: Luiz Pires/VIPCOMM

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 11h53

O técnico Emerson Leão decidiu adotar a tática do mistério para o clássico com o Santos, domingo, no Morumbi, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. O treinador do Tricolor parece ter apenas uma dúvida. Na lateral direita, o paraguaio Piris e o jovem volante Rodrigo Caio são as opções para encarar o Peixe.

“O time? Vai bem, mas ainda não está escalado”, resumiu Leão.

O treinador, no entanto, deu a entender que irá, pelo menos, relacionar o paraguaio para o duelo. Depois de atuações ruins em sequência, Leão deixou Piris de fora do jogo de volta pela Copa do Brasil, 4 a 0 contra o Independente, do Pará, nesta semana, para aprimorar a forma física e técnica. “Pretendo contar com ele, sim, só não sei se jogando ou esperando”, avisou.

Se optar por trocar Rodrigo Caio, que atuou improvisado na última quarta-feira, por Piris, o treinador seguirá a rotina de não repetir as escalações, seja por conta das inúmeras lesões ou por opção. A única vez que isso aconteceu foi nas duas primeiras rodadas do Paulistão, nas vitórias contra Botafogo e Oeste.

Além de impedir a repetição da equipe, os desfalques – Rogério Ceni, Fabrício, Wellington e Douglas, todos prováveis titulares, estão em tratamento – fazem com que Leão tenha que diminuir o ritmo dos treinamentos, tanto que ele tem deixado os coletivos de lado.

“No começo do ano eu fazia coletivos para melhorar o time, agora não fazemos para preservar. Tem hora que é de treino e tem hora que é de outra coisa. Diminuímos por questão de necessidade e bom-senso”, explicou o treinador.

Jadson e Paulo Miranda não foram a campo na manhã desta sexta-feira, mas não preocupam para o clássico. Já Fernandinho é desfalque por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo.