Topo

Paulista - 2019

Palmeiras usa maratona no Paulista para decidir quem terá chance no dérbi

Felipão dá instruções aos jogadores do Palmeiras durante treino - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Felipão dá instruções aos jogadores do Palmeiras durante treino Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/01/2019 04h00

Embora o discurso padrão no Palmeiras aponte o foco no Oeste, todos na Academia de Futebol já pensam no clássico contra o Corinthians, marcado para o próximo sábado (2). No jogo desta quarta-feira (29), em Barueri, a partir das 21h, Felipão tem a sua última chance para observar os atletas e escolher quem estará em campo para o jogo mais relevante no ano até aqui.

Em três rodadas no Paulista, o treinador já usou 23 jogadores. O que mais atuou até aqui é Dudu, com 212 minutos disputados. Logo depois do jogo de domingo, contra o São Caetano, o camisa 7 saiu um pouco do roteiro de entrevistas de jogadores de futebol e admitiu que quer muito disputar o clássico.

Ainda assim, por ser "fominha" e por ter boa recuperação pós jogos constatada por exames, ele é candidato para se tornar um dos poucos que entraram em 100% dos jogos na temporada. Já foi assim em 2018, quando o atacante foi o que mais jogou na temporada. 

Enfrentar o Corinthians também é importante por ser considerado o primeiro grande teste da temporada, contra um time que tem poderio financeiro parecido e mesmo nível de cobrança. O rival está atravessado desde o ano passado, por conta da derrota marcada pela polêmica de arbitragem na final do Paulistão. 

Contra o Oeste, Felipão ainda terá a chance de observar mais uma vez as contratações para avaliar se eles terão condições de jogar o clássico. Carlos Eduardo tem sido elogiado por entender o que o comandante pede, procurando sempre a jogada individual, para fazer o que taticamente é chamado de "quebrar linhas".

Raphael Veiga também foi inscrito no Paulista nesta semana e poderia fazer a primeira partida da temporada após uma pré-temporada alongada por questões físicas. Ele é alternativa para a função que tem sido de Lucas Lima. O ex-santista é o segundo jogador que mais esteve em campo, com 208 minutos. 

Zé Rafael, que pôde ser titular contra o Botafogo, na 2ª rodada, também poderá ser escalado. Embora possa atuar mais centralizado, o próprio jogador disse em entrevistas que prefere atuar pelos lados. 

O comandante deixou claro, em sua última entrevista, que pretende ver o time desenvolvendo seu melhor a partir do meio de fevereiro. O jogo desta quarta-feira marca o último de uma maratona de quatro duelos em dez dias. Agora, em fevereiro, o Palmeiras disputará o mesmo número de jogos, mas espaçado em 28 dias, o que permitirá treinos mais intensos.

Do outro lado, o Oeste vem embalado pela vitória que teve contra o Guarani após dois empates. A equipe tem um nome bem conhecido por Luiz Felipe Scolari: Mazinho, o Messi Black, indicado pelo treinador em 2012.

FICHA TÉCNICA
OESTE X PALMEIRAS


Data: 30 de janeiro de 2019, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Árbitro: Salim Fende Chavez (de SP)
Assitentes: Neuza Ines Back e Evandro de Melo Lima

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha; Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Thiago Santos, Felipe Melo e Lucas Lima; Dudu, Felipe Pires e Deyverson
Técnico: Felipão

OESTE: Matheus Cavichioli; Cicinho, Maracás, Kanu e Alyson (Conrado); Matheus Jesus, Betinho, Elvis (Marciel), Mazinho e Bruno Lopes (Bruno Xavier); Roberto.
Técnico: Renan Freitas.