Topo

Paulista - 2019


Com tratamento especial, Dudu joga todas no ano e tenta deslanchar no Dérbi

Dudu foi titular em todas as quatro partidas do Palmeiras no Paulistão - Marcello Zambrana/AGIF
Dudu foi titular em todas as quatro partidas do Palmeiras no Paulistão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

01/02/2019 04h00

Só um jogador não entrou no rodízio que Luiz Felipe Scolari aplicou entre os titulares do Palmeiras nas quatro primeiras partidas do ano: Dudu. Peça mais importante do ataque, o camisa 7 recebeu o tratamento especial do treinador para que a adaptação dos recém-chegados do setor ofensivo fosse facilitada, mas ainda não deslanchou com uma grande atuação na temporada. Ele espera que isso aconteça neste sábado (2), contra o Corinthians, partida para a qual foi cuidadosamente preparado.

A comissão técnica traçou com os departamentos de preparação física e fisiologia um planejamento para rodar bastante os jogadores nas quatro primeiras partidas. Como elas aconteceram em um período de apenas dez dias em janeiro e após uma temporada de somente duas semanas, considerada imprópria pelo clube, a medida foi tomada principalmente para minimizar o risco de lesões.

Ainda assim, Dudu foi titular em todos os jogos. Segundo Felipão, ele achou prudente manter o atacante para evitar que o time perdesse sua característica na frente com a chegada de novidades como Felipe Pires, Raphael Veiga, Zé Rafael e Carlos Eduardo. Para compensar isso, o camisa 7 só jogou 90 minutos na estreia contra o Red Bull: foi substituído no segundo tempo contra o São Caetano e saiu ainda no intervalo contra Botafogo-SP e Oeste.

Assim, o Palmeiras conseguiu manter Dudu "fresco" para o primeiro clássico do ano. Melhor jogador da conquista do Campeonato Brasileiro no ano passado, quando também ficou de fora do rodízio várias vezes, ele ainda não teve uma atuação de grande destaque em 2019. Nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Paulista, não participou de nenhum lance de gol. Contra o Corinthians, porém, como ele mesmo costuma dizer, "é diferente".

O retrospecto de Dudu com a camisa do Palmeiras contra o principal rival é bem equilibrado: em 14 jogos, foram seis vitórias, dois empates e seis derrotas, com dois gols marcados. De contrato recém-renovado com o Verdão e com o status de ídolo cada vez mais consolidado entre a torcida, o atacante terá a chance de desempatar essa conta em seu palco preferido, o Allianz Parque. A bola para o Dérbi rola a partir das 17h de sábado.