Copa 2018

Fifa escala policial holandês como árbitro de vídeo de Brasil x Costa Rica

Mike Hewitt/Getty Images
O árbitro holandês Danny Makkelie Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/06/2018 18h07

A Fifa definiu nesta quinta-feira (21) o holandês Danny Makkelie, 35 anos, como o árbitro assistente de vídeo da partida entre Brasil e Costa Rica, nesta sexta (22), em São Petersburgo, pelo Grupo E da Copa do Mundo da Rússia.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Policial em seu país, ele será o chefe do VAR (sigla em inglês para Video Assistant Referee) e contará com o auxílio do português Artur Dias Soares, do canadense Joe Fletcher e do norte-americano Mark Geiger.

O trio de arbitragem de Brasil x Costa Rica também é holandês: Bjorn Kuipers estará no apito, auxiliado por Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra.

Novato em Copas, Makkelie atuará apenas como árbitro de vídeo na Rússia e está habituado a lidar com a tecnologia, pois o Campeonato Holandês já utiliza o sistema de revisão de jogadas. Recentemente, ele apitou o jogo Roma 3 x 0 Barcelona, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, que colocou os italianos na semifinal da competição europeia.

A atuação dos auxiliares de vídeo gerou uma reclamação formal da Confederação Brasileira de Futebol junto à Fifa por conta do gol sofrido pelo Brasil no empate em 1 a 1 com a Suíça, na primeira rodada da Copa, em que o atacante Zuber empurra o zagueiro Miranda na área. A CBF também questiona a não marcação de um pênalti sobre Gabriel Jesus no segundo tempo.

Em resposta à queixa da entidade, a Fifa informou que os lances foram, sim, revistos pelo VAR e nenhuma irregularidade foi apontada, além de negar pedido de divulgação dos diálogos via rádio entre o árbitro principal, o mexicano Cesar Ramos, e os auxiliares de vídeo.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X COSTA RICA

Data:
 22 de junho, sexta-feira
Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia)
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos holandeses)

BRASIL: Alisson; Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Treinador: Tite

COSTA RICA: Keylor Navas; Cristian Gamboa, Johnny Acosta, Óscar Duarte, Giancarlo González e Bryan Oviedo; Bryan Ruíz, Celso Borges, David Guzmán e Johan Venegas; Marco Ureña.
Treinador: Óscar Ramírez

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo