Inglaterra

Técnico da Inglaterra prioriza bola parada em treinos e se inspira na NFL

Lee Smith - 17.jun.2018/Reuters
Gareth Southgate, durante treino da Inglaterra na Copa do Mundo Imagem: Lee Smith - 17.jun.2018/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 09h04

O treinador da seleção inglesa, Gareth Southgate, tem uma inspiração improvável para comandar sua equipe nesta Copa do Mundo. Ele declarou, em entrevista à rádio britânica BBC 5 na terça (26), que tira lições da NFL, a liga profissional de futebol americano. Além disso, afirmou que é um entusiasta das jogadas ensaiadas com bola parada.

Tabela: veja como estão as oitavas de final da Copa do Mundo
- Técnico por falta de opção, Southgate revitalizou Inglaterra pela contramão
De olho em artilharia e liderança, Kane não quer ser poupado contra Bélgica

“Jogadas ensaiadas têm uma alta porcentagem de gols marcados e sofridos. Em competições, isso parece que é ainda mais importante. Cumprem um fator mais decisivo para vencer do que talvez a maior parte das pessoas perceba”, disse Southgate.

Com quatro gols de bola parada no Mundial, a Inglaterra é a que mais marcou em lances deste tipo, consideradas as partidas encerradas até o fim do dia de terça.

Segundo o técnico inglês, as seleções alemã e espanhola são duas equipes que dominam bem o fundamento. “Ambas, Espanha e Alemanha, praticam um futebol fabuloso, mas quando você vê quantos gols eles fizeram em jogadas ensaiadas —ou, no caso da Espanha, o quão poucos eles tomaram— isto é definitivamente uma chave para o sucesso.”

“Você está sempre aprendendo e nós tivemos a chance de interagir com muitos treinadores diferentes”, acrescentou Southgate.

Antes da Copa do Mundo, o comandante da Inglaterra visitou o time de futebol americano dos Seattle Seahawks e acompanhou duas edições do Super Bowl, como é chamado o evento que decide o campeão da NFL. Ele também procurou think  tanks, que são empresas voltadas a estudar e propor inovações.

“Você está sempre tentando trazer novas ideias para o time e novas formas de pensar e qualquer coisa que possa talvez somar ao que está fazendo”, afirmou.

A Inglaterra enfrenta a Bélgica pela última rodada do grupo G na próxima quinta (28), às 15h (horário de Brasíia), em Kaliningrado. Com as seleções dos dois países com seis pontos cada e classificadas para as oitavas de final, a partida vale a liderança da chave.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Inglaterra

Topo