Topo

Capas de jornais pelo mundo exaltam atuação de Neymar contra o México

Capa do jornal Mundo Deportivo, de Barcelona - Reprodução/Mundo Deportivo
Capa do jornal Mundo Deportivo, de Barcelona Imagem: Reprodução/Mundo Deportivo

Do UOL, em São Paulo

03/07/2018 06h06

O atacante Neymar foi destaque nas capas dos jornais ao redor do mundo nesta terça-feira (3), um dia depois da vitória por 2 a 0 do Brasil sobre o México pelas oitavas de final da Copa. 

Neymar amarela 8 rivais e apanha sem parar dentro e fora de campo
Mexicanos se irritam com Neymar após eliminação: "Só chegar perto e grita" 
Famosos e torcedores invadem perfil de rival que pisou em Neymar
NeymarS/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil


As publicações apontaram o camisa 10 como principal personagem da partida - na qual abriu o placar e participou da jogada do segundo gol. Exceto pelo "Corriere  dello Sport", da Itália, que preferiu focar nas supostas simulações do jogador.

Confira abaixo a repercussão:

Espanha

O jornal "AS", da capital Madri, deu amplo destaque à classificação canarinho na capa, com a manchete "Brasil vem para cima". A publicação destaca que Neymar foi eleito o melhor da partida e traz a declaração em que ele disse que "os mexicanos falaram muito antes do jogo e agora voltariam para casa".

O concorrente "Marca", por outro lado, concentra atenções num suposto interesse da Juventus na contratação de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Em destaque menor, no entanto, estampa que "Neymar levou o Brasil às quartas de final do Mundial".

Jornal As - Reprodução/As - Reprodução/As
Imagem: Reprodução/As

Jornal Sport - Reprodução/Sport - Reprodução/Sport
Imagem: Reprodução/Sport


Em Barcelona, o "Mundo Deportivo" segue a linha do "AS" com a manchete "Brasil Show", afirmando que o time do técnico Tite teve boa atuação, contou com gols de Neymar e Roberto Firmino e agora espera a Bélgica na próxima fase. 

Já no "Sport", também da Catalunha, o enfoque é na iminente chegada do zagueiro Lenglet, do Sevilla, ao Barcelona. Na parte superior da capa, foto de Neymar e Paulinho e o destaque "Brasil voa para as quartas". 

Itália

De maneira diferente, os dois principais jornais esportivos do país que não foi à Copa repercutiram o triunfo brasileiro. 

O "Gazzetta dello Sport" exalta a atuação do camisa 10, com a manchete "eu estou aqui" - ressaltando que enquanto os craques Messi e Cristiano Ronaldo deixaram o Mundial nas oitavas de final, o astro brasileiro comandou a classificação de seu país às quartas com uma atuação "esmagadora".

La Gazzetta dello Sport - Reprodução/Gazzetta dello Sport - Reprodução/Gazzetta dello Sport
Imagem: Reprodução/Gazzetta dello Sport
 
Corriere dello Sport - Reprodução/Corriere dello Sport - Reprodução/Corriere dello Sport
Imagem: Reprodução/Corriere dello Sport

Por outro lado, o "Corriere dello Sport" criticou o jogador. "Neymerola", estampa o jornal, em referência a Mario Merola, famoso ator napolitano. Segundo a publicação, Neymar teve atuação decisiva, mas também "interpretou uma cena que nada lhe honra" - citando a reação do atacante após ser pisado pelo mexicano Layún.

França e Argentina

L'Equipe - Reprodução/L'Equipe - Reprodução/L'Equipe
Imagem: Reprodução/L'Equipe
 
Olé - Reprodução/Olé - Reprodução/Olé
Imagem: Reprodução/Olé


Jornal do país em que Neymar defende o Paris Saint-Germain, o "L'Equipe" usou a manchete "furiosos" para destacar tanto a classificação brasileira como a da Bélgica, que virou nos acréscimos a partida contra o Japão. Ao comentar o desempenho do jogador, uma leve alfinetada: " Neymar foi artilheiro, passador e um maravilhoso ator".

Na Argentina, já eliminada, o "Olé", famoso por provocações ao Brasil, repercutiu a vitória do rival na parte superior da capa, com o trocadilho "te quiero Bel", em alusão à expressão "te quiero bien" e à Bélgica, próximo adversário canarinho.