Topo

Copa 2018

Clássico dos karaokês, "Evidências" vira hino dos brasileiros na Rússia

Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Kazan, Rússia

06/07/2018 04h00

Um “hit” praticamente garantido em qualquer noite de karaokê no Brasil, a música “Evidências” invadiu a Rússia. Escrita por José Augusto e Paulo Sérgio Valle em 1989, e popularizada por Chitãozinho e Xororó um ano depois, o clássico sertanejo se transformou em hino e disputa espaço com os gritos de torcida futebolísticos na torcida brasileira que viajou ao país sede da Copa de 2018.

- Brasil pega Bélgica às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
- Plano B ganha força e abre leque para Jesus e Neymar
- Crítica nos tempos de Corinthians explica Tite e Neymar

O UOL Esporte ouviu o refrão (“e nessa loucura, de dizer que não te quero”) pela primeira vez ainda antes da bola rolar pelo Mundial, em Berlim, onde a seleção brasileira realizou um amistoso com a Alemanha, em março. Já no Mundial, presenciou o clássico sertanejo sendo cantado em Rostov, Moscou e Kazan, cidades que receberam o Brasil. 

Russos filmam brasileiros cantando "Evidências" nas ruas de Kazan - Danilo Lavieri/UOL - Danilo Lavieri/UOL
Russos filmam brasileiros cantando "Evidências" nas ruas de Kazan
Imagem: Danilo Lavieri/UOL

A cantoria geralmente acontece na rua, antes das partidas, em bares e pontos turísticos. Em Kazan, o palco foi a Baumann Street, principal destino noturno da cidade. Em Rostov, o refrão marcante se deu em um bar turístico, também entre os pontos mais frequentados.

Os próprios russos já perceberam a empolgação brasileira com “Evidências”. DJs  locais têm tocado a música em bares e casas noturnas cheias de torcedores com camisa do Brasil, já que a animação e festa são praticamente garantidas. Qualquer congregação de brasileiros é capaz de parar o bar quando o clássico toca. É, em geral, a única canção cantada que não fala sobre futebol.

A música preferida da torcida do Brasil só não fez ainda uma aparição em estádios. “Evidências” não foi ouvida com destaque em nenhum dos quatro jogos da seleção brasileira. Isso pode mudar nesta sexta-feira, quando o Brasil encara a Bélgica, em Kazan, pelas quartas de final.

Copa 2018