Topo

França

Após bater Celeste e não comemorar gol, Griezmann brinca: "Sou uruguaio"

Griezmann chuta de fora da área e Muslera comete falha bisonha. França faz o segundo gol frente ao Uruguai - Getty Images
Griezmann chuta de fora da área e Muslera comete falha bisonha. França faz o segundo gol frente ao Uruguai Imagem: Getty Images

Marcel Rizzo e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Nizhny Govogorod (Rússia)

06/07/2018 14h00

Após ser o destaque da vitória francesa diante do Uruguai, o atacante francês Antoine Griezmann voltou a brincar sobre os laços que tem como o país sul-americano. Antes do jogo, ele tomou mate hábito típico dos uruguaios. Após a partida, questionado por jornalistas sul-americanos, brincou: "Sou uruguaio", disse.

Assista aos gols de Uruguai 0 x 2 França
França domina Uruguai e aguarda Brasil ou Bélgica na semifinal da Copa
Uruguai revive trauma e cai mais uma vez sem dupla Cavani e Suárez em campo
Vilão uruguaio, Muslera acumula falhas semelhantes no gol da seleção

Pendurados passam sem cartão contra Uruguai e não desfalcam França na semi

A brincadeira se deu quando ele contava como aprendeu a tomar mate com Carlos Bueno e depois com Diego Godín, seus companheiros de clube. Ele nem mesmo comemorou o gol que marcou.

"Quando comecei como jogador profissional, fui apoiado por um uruguaio que me ensinou as coisas boas e ruins no futebol. Então tenho muito respeito pelo Uruguai como país. Eu também estava jogando contra amigos, então por respeito eu pensei que era normal não celebrar meu gol".

Isso não impediu que Griezmann realizasse sua melhor partida diante dos uruguaios. Pelo posicionamento em campo, fixo na esquerda mas com liberdade para infiltrações, o atacante devia nesta Copa. Faltava a ele o passe para gol e, nas duas vezes que havia marcado, contra Austrália e Argentina, o gol foi de pênalti. Contra os uruguaios pagou a conta.

Primeiro em cruzamento para o gol de cabeça de Varane. E em uma jogada que pareceu ensaiada pelo técnico Didier Deschamps. A falta, cometida por Bentancour, na linha da intermediária teve um detalhe na hora da cobrança: Griezmann correu, e parou. Toda a defesa uruguaia brecou, mas Varane continuou correndo. Quando Griezmann tocou na bola, o zagueiro estava em velocidade e se antecipou a Stuani, abrindo o placar.

O gol, para a França, serviu como alívio já que os próprios jogadores, e Deschamps, admitiram pré-jogo que sofreriam com a defesa sólida dos uruguaios. A movimentação inteligente de Griezmann ajudou a abrir essa muralha do time sul-americano.

O atacante disse que tem crescido no Mundial no qual tem se sentido muito bem. “Com a bola, estou melhorando. Sem a bola, já vinha cumprindo meu papel."

França