Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Sócios do Palmeiras investigam suposto "uso da máquina" por Galiotte

Mauricio Galiotte, presidente do Palmeiras, em entrevista coletiva no CT do clube - Ale Cabral/AGIF
Mauricio Galiotte, presidente do Palmeiras, em entrevista coletiva no CT do clube
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo

02/08/2018 04h00

Um grupo de associados do Palmeiras investiga um suposto uso da máquina administrativa do clube por parte da gestão Maurício Galiotte para fazer campanha pelo "sim" na assembleia geral do próximo sábado (4), que decidirá sobre reformas estatutárias que foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo em maio - a principal delas, o aumento do mandato presidencial para três anos. As suspeitas foram levantadas após o recebimento, pelos sócios, de duas cartas muito semelhantes e postadas da mesma agência, com uma semana de diferença: a primeira, do Palmeiras, convocava os associados a compareceram à assembleia e explicava os itens em votação, enquanto a segunda, de um endereço no bairro da Vila Mariana e assinada pelo movimento "Pela Modernidade", pedia expressamente que os votantes escolhessem o "sim", opção preferida da diretoria e Leila Peireira, aliada de Galiotte.

Os associados ficaram desconfiados de que a segunda correspondência também foi enviada e custeada pelo Palmeiras, e enviaram uma notificação ao morador do endereço na Vila Mariana para questionar como os dados dos sócios, como nome e endereço, foram obtidos. Muitos deles também comunicaram o ocorrido ao vice-presidente do conselho deliberativo, Carlos Faedo, e entregaram o caso em suas mãos. À De Primeira, o departamento jurídico do Palmeiras afirmou que o clube "enviou correspondência a todos os votantes com a convocação e as explicações sobre o que será deliberado em referida assembleia" e "desconhece quaisquer outras correspondências que tenham sido enviadas aos associados". (Por Danilo Lavieri e Leandro Miranda)

Palmeiras: STJD define relator de processo do Paulista

O processo no qual o Palmeiras pede a impugnação da final do Campeonato Paulista contra o Corinthians, alegando interferência externa na arbitragem, já tem relator definido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Trata-se do auditor José Perdiz, membro do Pleno do tribunal. Cabe a ele agora definir uma data para que o caso vá a julgamento. Na sessão, Perdiz é quem dará o primeiro voto para decidir se o pedido do clube alviverde é procedente ou não.

O Palmeiras entrou com o recurso no STJD em 19 de julho, solicitando que o tribunal nacional traga para si a competência do caso. No Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), o pedido de impugnação foi negado em última instância em 11 de junho, com base no entendimento de que o clube havia perdido o prazo para entrar com a solicitação. Já o Palmeiras contesta essa interpretação e afirma que o tribunal paulista não teve interesse real em esclarecer os fatos. (Por Leandro Miranda)

Corinthians: Cássio envia flores a Clayson em momento difícil

O meia corintiano Clayson teve um carinho especial de um colega em meio a um momento delicado que atravessa do ponto de vista pessoal. O goleiro Cássio, um dos capitães da equipe, enviou uma coroa de flores ao colega e sua família para o enterro da sogra na última quarta-feira, em Porto Feliz. Ela morreu após uma complicação cirúrgica e tinha apenas 43 anos.

Em razão do trauma, Clayson foi atendido em seu pedido de dispensa de treinamento do Corinthians na terça e do duelo contra a Chapecoense na última quarta. Além do gerente de futebol Alessandro, a liberação do jogador também foi atendida pelo presidente Andrés Sanchez e o treinador Osmar Loss, que conversou com o meia-atacante para desejar força no momento complicado. (Por Dassler Marques)

Atlético-MG recorre de decisão da Fifa sobre dívida por Otero

O Atlético-MG recorreu ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) no caso envolvendo a dívida ao Huachipato, do Chile, por Rómulo Otero. A informação é confirmada por Marcelos Pesce, presidente do clube chileno. Em 12 de julho, a Fifa anunciou que proibiria o Galo de contratar na próxima janela de transferências se a dívida de R$ 2,7 milhões não fosse quitada em até 30 dias. Porém, era possível recorrer da decisão, o que foi feito pelos mineiros. O clube é representado por Breno Tannuri. A De Primeira tentou contato com o advogado, mas não obteve sucesso. O recurso é uma forma de ganhar tempo para arquitetar a defesa e entrar em acordo com o antigo clube do meia-atacante venezuelano. (Por Thiago Fernandes)

FPF define data para embate político

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu a data de sua eleição para presidente: será dia 30 de agosto. Atual presidente, Reinaldo Carneiro Bastos será candidato à reeleição, e poderá ter como rival Marquinho Chedid, presidente do Bragantino que tenta juntar apoiadores entre pessoas próximas a Marco Polo Del Nero, ex-presidente da FPF e da CBF que virou desafeto de Carneiro Bastos — e que está banido do futebol por corrupção. As chapas poderão ser inscritas até 15 de agosto e é preciso do apoio de 12 eleitores - cinco necessariamente clubes da Série A1 do Paulista. Foram definidos também os três membros do Comitê Eleitoral, que aprovará ou não as chapas e decidirá sobre possíveis impugnações: o promotor Paulo Castilho, o advogado Patrick Pavan (pela OAB) e Wilson Marqueti Júnior, procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva-SP. (Por Marcel Rizzo)

Xodó de Guardiola, brasileiro depende de visto para ficar no City

Em pré-temporada com o Manchester City, o volante brasileiro Douglas, ex-Vasco, vive dias de ansiedade para definir seu futuro próximo. Ele aguarda por uma permissão de trabalho, necessária para ser inscrito no Campeonato Inglês e atender a um desejo de Pep Guardiola. O estafe do jogador vê com otimismo a possibilidade de receber o visto. Caso contrário, ele deve ser emprestado. Já elogiado por Tite como jogador de potencial, Douglas tem sido adaptado pelo treinador catalão para atuar na mesma posição de Fernandinho, como volante mais defensivo. Assim, enfrentou o Bayern de Munique recentemente em amistoso. Na última temporada, sua primeira na Espanha, ele atuou emprestado ao Girona, clube que pertence aos mesmos proprietários do City, mas recebeu poucos minutos. (Por Dassler Marques)