Topo

Órgão de trânsito prevê caos em 1º jogo da Arena do Grêmio e quer evitar veículos particulares

A Arena do Grêmio fica em região de difícil acesso e preocupa órgão de trânsito no Sul - Wesley Santos/Pressdigital
A Arena do Grêmio fica em região de difícil acesso e preocupa órgão de trânsito no Sul Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Carmelito Bifano e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/11/2012 06h00

No dia 8 de dezembro, a zona norte de Porto Alegre vai parar por força da inauguração da Arena do Grêmio. E para que o sentido figurado não vire o literal, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) busca driblar a falta de condições da região, uma das mais pobres da capital gaúcha. Prevendo quase um caos no trânsito, os responsáveis pelo órgão desaconselham a utilização de veículos particulares e promovem uma ação gigantesca para minimizar os transtornos.

"Será um dos grandes desafios em termo de mobilidade para a EPTC. Sem dúvida nenhuma vai ser um evento de alto interesse da população do Rio Grande do Sul. Acreditamos que muitas pessoas virão do interior. Hoje, acreditamos que os públicos dos dois estádios de Porto Alegre variam em 45% a 50% de pessoas que vem da Grande Porto Alegre e do interior do Estado. Em estádios consolidados, como o Olímpico e o Beira-Rio. As pessoas conhecem a infraestrutura, na Arena será novidade", disse o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana  e Diretor-Presidente da EPTC, Vanderlei Luis Cappellari, ao UOL Esporte.


"O grande desafio é que o sistema viário não está concluído. Praticamente todo o projeto que foi desenvolvido pela EPTC na questão da infraestrutura necessária para aquele grande empreendimento. O próprio complexo não está concluído. A infraestrutura não está acabada. Os edifícios-garagens, toda a estrutura de vagas de estacionamento do próprio complexo não estarão disponíveis. Vamos dar prioridade total para o sistema de transporte coletivo. Porque? Porque não há capacidade para absorver veículos particulares. Vamos ter uma grande dificuldade", comentou.

"Desaconselhamos os automóveis. Primeiro, por falta de condições de acesso e até pela condição de segurança da região. Inicialmente, há sérios problemas de segurança para o automóvel ficar estacionado nas vias internas do bairro", explicou.

ARENA DO GRÊMIO: PREPARATIVOS FINAIS

  • Última fase da construção na Arena do Grêmio

  • Gramado já recebeu primeiro corte para a estreia

  • Até mesmo o telão já foi testado para inauguração

Até agora estão definidas cerca de 3,8 mil vagas de estacionamento no próprio complexo Arena e mais 2,5 mil em um local atualmente utilizado pela obra. Ou seja, 5,3 mil vagas de estacionamento e um público esperado de 60,7 mil pessoas. O Grêmio faz estudos para disponibilizar mais vagas, no entanto não tem obtido sucesso.

A EPTC ainda projeta um público maior. A ideia é que além dos presentes assistindo o evento de inauguração, mais cerca de 20 mil pessoas estarão transitando pela região, que não tem capacidade de receber movimento desta magnitude. "Estamos trabalhando com um público de 80 mil, o que traz um impacto para um região que não tem infraestrutura adequada para absorver isso. Mesmo que todo o viário estivesse concluído, seria um público muito superior a capacidade de absorção naquela área", revelou o Secretário.

A principal via de acesso a Arena do Grêmio é a Voluntários da Pátria. Atualmente em obras, a via tende a estar praticamente pronta. Ela terá sentido único - Centro/Arena - na data do evento. Nela estarão colocados centros de triagem para evitar a passagem de veículos em profusão. Os motoristas serão abordados e poderão, no máximo, deixar torcedores próximos ao estádio. Parar na via estará proibido. Obviamente tal conduta de controle não se adapta a quem tiver direito pré-determinado de estacionamento [no complexo ou no local destinado pelo clube]. A Avenida AJ Rener terá a mesma situação.

Próximo ao estádio, dois terminais de ônibus serão instalados: um na Avenida Padre Leopoldo Brentano (ônibus urbanos) e outro na Avenida José Pedro Boéssio (metropolitanos). E nestas ruas não haverá vagas de estacionamento.

"Os ônibus serão circulares e não ficarão ocupando espaço. Vão do centro até a Arena e retornarão. No final dos eventos, vamos disponibilizar uma frota adequada para tirar o pessoal da região", afirmou Cappellari.

Pela falta de estacionamentos próximos, tal forma é a mais indicada para ir até a Arena. E quem se deslocar do interior do Estado também terá incentivo para utilizar o transporte coletivo. "Eles terão um acesso facilitado desde que venham de ônibus fretados. Haverá um espaço para embarque e desembarque na José Pedro Boéssio. Vamos destinar uma área que será locada para o estacionamento desses ônibus, que retornarão no final para recolher os torcedores", afirmou.

  • Sublinhados, locais onde ficarão as estações de ônibus e circulado a nova Arena do Grêmio


No entanto, mesmo com estes locais de embarque e desembarque de ônibus sendo relativamente perto da Arena, a segurança é motivo de preocupação. A zona norte de Porto Alegre é um local de alto índice de criminalidade. Outra estratégia será montada neste sentido. Inclusive, a primeira ideia comporta uma segunda alternativa de transporte, a linha de trem.

"Muita gente vai usar o metrô para chegar a Arena. Vamos transformar esses 1,1 mil metros da estação Anchieta até a Arena em uma área qualificada. Terá uma iluminação reforçada e sinalização de orientação para que a gente possa direcionar esse torcedor a pé até o estádio. Serão 10 minutos de caminha com tranquilidade. Criaríamos mais conflito na circulação se colocássemos ônibus para o transporte", revelou. "Se a estação Anchieta não suportar, vamos orientar para irem até a Estação Farrapos, que tem maior capacidade e poderá absorver o excesso de passageiros. De lá, sim, teremos ônibus à disposição", completou.

Mas nem mesmo com toda ação planejada a preocupação diminui. "A grande preocupação é no sentido de orientação porque o local não é de conhecimento ou hábito das pessoas que vão aos jogos. É uma área de conflito. Uma área que a segurança pública tem trabalhado junto com a gente no desenvolvimento", afirma o Secretário.

"Realmente, vamos ter uma grande dificuldade. O viário não está adequado. As obras estão em andamento e isso nos preocupa. Tanto nós, como a segurança, pois são canteiros de obras. Então, vamos trabalhar com as empreiteiras para que elas limpem e deixem a área o mais adequada possível. Principalmente para o pedestre, porque hoje a área está toda esburacada", revela.

A inauguração da Arena do Grêmio contará com apresentações teatrais, show do Blue Man Group, homenagens a ex-atletas e figuras importantes do clube além do ápice no amistoso entre Grêmio e Hamburgo, revivendo a final do Mundial de 1983, conquistado pelo time gaúcho. As atividades iniciam às 20h e o jogo está marcado para 22h30.

DÊ UM PASSEIO PELA ARENA DO GRÊMIO UM MÊS ANTES DA INAUGURAÇÃO