Topo

Gremistas esperam reunir 2 mil torcedores para celebrar 'Mazembe Day' em Porto Alegre

Goleiro Kidiaba virou ídolo dos gremistas pela vitória do Mazembe sobre o Inter - Hassan Ammar/AP
Goleiro Kidiaba virou ídolo dos gremistas pela vitória do Mazembe sobre o Inter Imagem: Hassan Ammar/AP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/12/2012 06h00

O dia 14 de dezembro é uma data para ser esquecida pelos colorados, mas lembrada ano após ano pelos gremistas em Porto Alegre. Foi há exatos dois anos que o Inter perdeu para o Mazembe na semifinal do Mundial, em Abu Dhabi. Até hoje foi a única vez em que a final do torneio não teve um representante Sul-Americano. Nesta sexta-feira, uma grande festa está sendo organizada pelos tricolores na capital gaúcha. A ideia é reunir mais de dois mil aficionados para celebrar o 'Mazembe Day'.

ALEX TELLES E W. JOSÉ APRESENTADOS

  • O Grêmio apresentou nesta quinta-feira os dois primeiros reforços para a temporada 2013. Willian José e Alex Telles, recentemente campeões por São Paulo e Juventude respectivamente, concederam entrevista coletiva no time tricolor

A reunião está sendo marcada através das redes sociais e acontecerá no final da tarde desta sexta no Café Galgos Branco, que fica na Rua Dinarte Ribeiro, nº 171, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A ideia é receber mais de dois mil torcedores, que confirmaram presença através do Facebook.

"Nós vamos nos encontrar num bar próximo ao Parcão e haverá uma degustação das cervejas artesanais Mazembier e Kidiaba", disse o idealizador do encontro, Matheus Wink, ao UOL Esporte.

A ideia dos gremistas era mais audaciosa. Através da internet, os torcedores buscaram contato com o goleiro Kidiaba - protagonista da vitória do time da República do Congo contra o Internacional na semifinal do Mundial de 2010 - para que ele estivesse em presente  no dia celebrado. Porém, por compromissos profissionais não foi possível a presença do 'ídolo'.

O evento acabou tão forte na internet que foi até citado pelo site oficial do Mazembe, anteriormente. E mesmo sem a presença de Kidiaba, Kabangu ou Kaluyituka [autores dos gols], a comemoração será imensa.

Sorteios de brindes e degustação das cervejas artesanais em homenagem a vitória africana [Mazembier e Kidiaba] irão colorir o ambiente de 'corneta' azul, branca e preta.

Não será difícil, ao passar pelo local de encontro, nesta sexta-feira, ver torcedores imitando a comemoração do goleiro do Todo Poderoso. A dancinha com as nádegas batendo no solo - feita por André Lima na inauguração da Arena - será coreografia obrigatória para celebrar o segundo aniversário do vexame colorado.