Topo

Grêmio se reúne com governo do Estado para solicitar obras no entorno da Arena

Tarso Genro (e) pediu a F. Koff um relatório sobre as obras feitas e as demandas - Caco Argemi/Divulgação Palácio Piratini
Tarso Genro (e) pediu a F. Koff um relatório sobre as obras feitas e as demandas Imagem: Caco Argemi/Divulgação Palácio Piratini

Do UOL, em Porto Alegre

26/12/2012 16h36

O presidente Fábio Koff e membros do conselho de administração do Grêmio visitaram na manhã desta quarta-feira o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para solicitar obras de revitalização do Bairro Humaitá e no entorno da Arena Porto Alegrense, que foi inaugurada no último dia 8. Apesar da imponência do novo estádio gremista, o clube e a OAS não conseguiram recursos com os órgãos públicos para preparar a área que circunda o local antes da estreia oficial e agora tentam arregimentar forças para que investimentos sejam feitos na região.

  • Pré-temporada em Londrina foi cancelada e direção analisa outros locais para a preparação visando o próximo ano.Tendência é seja feita em Porto Alegre

“Fizemos uma visita ao governador e solicitamos a ele que apoiasse e integrasse o esforço do Grêmio e da OAS junto a Prefeitura e o Governo Federal no sentido de que sejam realizadas obras de melhorias nos acessos, mobilidade urbana e habitacionais no entorno da Arena e no bairro Humaitá, evitando com isso um problema de natureza social”, afirmou Koff .

“O acesso nos proporciona um choque entre a grandeza e imponência do estádio com a pobreza que o circunda. Por ser um novo cartão de visita e uma área de turismo temos que ter uma visão melhor e imagens melhores. Vamos buscar”, completou o presidente em entrevista a assessoria de imprensa do governo estadual.

Em até 60 dias, o Grêmio e a OAS irão criar um relatório com o que foi feito pelas duas partes e as demandas. Posteriormente, os técnicos do Governo irão analisar o material em conjunto com representantes com os empreendedores para definir futuras ações conjuntas. O secretário de Esporte e Lazer do Estado, Kalil Sehbe, acredita que somente para a área de mobilidade urbana serão necessário algo entorno de 80 milhões de reais.

“O Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura de Porto Alegre, Governo Federal, Grêmio e OAS devemos partir para um plano executivo para toda a área do Humaitá, principalmente na parte habitacional, focando o desenvolvimento social, para que as pessoas que lá residam tenham melhoria em sua qualidade de vida", disse Sehbe.

Em dezembro, os deputados Danrlei (PSD/RS), Eliseu Padilha (PMDB/RS), relator da área de desenvolvimento urbano articularam com o presidente da Comissão de Orçamento da União para 2013, Paulo Pimenta (PT/RS) uma emenda de 61 milhões, a maior proposta pelo Rio Grande do Sul, para as obras do entorno da Arena. A destinação dos valores depende da aprovação da proposta pelo Congresso e depois da pressão dos deputados gaúchos no Planalto pelo empenho dos recursos.