Topo

Grêmio oficializa primeiros jogos do Gauchão no Olímpico para 'preservação' da Arena

O estádio Olímpico ganhou "abraço" dos torcedores no aniversário do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O estádio Olímpico ganhou 'abraço' dos torcedores no aniversário do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

11/01/2013 12h23

O Grêmio voltou para o Olímpico. Na manhã desta sexta-feira, o clube emitiu nota em seu site oficial definindo que os primeiros jogos do Campeonato Gaúcho serão disputados no 'Velho Casarão'. Segundo o comunicado oficial, tal conduta serve para preservar o gramado da Arena.

"O desgaste do gramado da Arena fará com que o Grêmio encaminhe os primeiros jogos do Campeonato Gaúcho sob seu mando no Estádio Olímpico Monumental, atendendo solicitação oficial por parte da Arena Porto-Alegrense", diz o documento.

Os jogos que serão disputados no Olímpico são: nos dias 24 e 27, contra Canoas e Santa Cruz. Com isso, a despedida do estádio, que gerou comoção dos aficionados, teve abraço simbólico, festa e muito sentimento vai acontecer novamente.

"Gostaríamos desde já de jogar na Arena, mas vamos respeitar a decisão. Não podemos correr qualquer risco de termos que definir nossa vaga na primeira fase da Libertadores da América num gramado que não esteja em condições. O prejuízo técnico seria muito grande", disse o presidente Fábio Koff ao site oficial do Grêmio.

Nesta sexta-feira o clube irá viabilizar a troca de mando de campo de forma legal. A medida, por solicitação da Arena Porto-Alegrense, empresa que administra o novo estádio, visa preservar o campo para o duelo de volta da Pré-Libertadores, dia 30, contra LDU.

O Grêmio já vende cadeiras do Olímpico, comercializa espaços da grama, prepara a demolição, que ocorrerá em março, mas terá que voltar a mandar jogos no estádio. Na manhã de quinta-feira, as traves foram reinstaladas. Os testes no campo de jogo da Arena - que recebeu nota 6,5 dos jogadores - não foram positivos e só dia 30 o estádio será utilizado para partidas oficiais.

O campo do Monumental, porém, também está danificado. Fruto da colocação do palco para o show da cantora Madonna, em dezembro passado, o piso tem falhas. Mas mesmo com defeitos apresentados segue em melhores condições do que o campo da Arena, com problemas em praticamente todas as regiões.

Com isso, o Olímpico poderá apagar de sua história o último jogo sem gols, com empate em 0 a 0 no clássico com o Internacional em que o adversário acabou o jogo com 9 homens em campo. E também poderá tirar dos registros o nome de Marreta, do time Sub-19 do Guarani de Venâncio Aires, autor do último gol do Monumental.

Inaugurada em 8 de dezembro de 2012, a Arena do Grêmio recebeu, até agora, o jogo de estreia, amistoso contra o Hamburgo, o Jogo Contra Pobreza - amistoso da ONU que reúne ex-craques - e o jogo-treino do Grêmio contra o Canoas, na última quinta. O campo gerou até ironia dos jogadores do clube alemão, adversário batido na estreia. Mas melhorou muito desde então.

Nesta sexta, o Grêmio confirmou um evento grandioso no estádio. Segundo a direção do tricolor gaúcho, o amistoso entre Brasil e França, no dia 9 de junho, ocorrerá na Arena.