Topo

Os 74 dias que mudaram a vida de Vinicius Jr. e atraíram o Real Madrid

Vinicius Júnior é a aposta do Flamengo para realizar a maior venda do futebol brasileiro - Divulgação Nike
Vinicius Júnior é a aposta do Flamengo para realizar a maior venda do futebol brasileiro Imagem: Divulgação Nike

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2017 04h00

Vinicius Júnior era desconhecido do grande público até 4 de janeiro de 2017. Na ocasião, a promessa rubro-negra estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior e apareceu para o mundo do futebol. A partir daquele momento, a vida do jovem de 16 anos mudou radicalmente em 74 dias. Ele despontou e atraiu o Real Madrid, clube que costura a possível transferência com os dirigentes rubro-negros.

O atacante foi um dos destaques da Copinha, competição na qual iniciou na reserva por conta da idade e terminou com sete partidas disputadas e quatro gols feitos. Ele voltou de São Paulo com pedidos de fotos e autógrafos nas ruas e passou a acompanhar os jogos do time profissional do Flamengo nos camarotes. Tudo para evitar uma exposição desnecessária nas arquibancadas, onde costumava torcer ao lado da família e de amigos.

Em março, Vinicius Júnior despertou de vez a cobiça dos europeus. Ele foi campeão do Sul-Americano sub-17 com a seleção brasileira no dia 19. O atacante também terminou como artilheiro e melhor jogador do torneio. Foi mais do que o suficiente para abrir as portas do mundo milionário da bola.

Vinicius Júnior - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Vinicius Júnior ao lado de Neymar: jovem é visto como uma joia do futebol brasileiro
Imagem: Reprodução Instagram
O jovem passou a ser escalado para eventos da Nike ao lado de figuras consagradas do futebol e o seu estafe contratou uma assessoria de imprensa para administrar os inúmeros pedidos diários por entrevistas. Enquanto isso, os apelos para que fosse aproveitado entre os profissionais só aumentaram entre os torcedores.

O projeto para Vinicius Júnior continuou no Ninho do Urubu enquanto o Real Madrid iniciou os contatos com o Flamengo. As conversas seguem em uma linha direta entre as partes. Os europeus estão convencidos de que o atacante da base rubro-negra se trata da nova joia do futebol brasileiro.

Até por isso, o Rubro-negro decidiu por integrá-lo definitivamente aos profissionais nesta terça-feira (9). Ele tem uma multa rescisória de 30 milhões de euros - pouco mais de R$ 104 milhões - e o Flamengo reconhece que a negociação é inevitável. O objetivo, inclusive, é fazer a maior venda do futebol brasileiro.

Antes disso, Vinicius Júnior assinará a renovação de contrato com o Rubro-negro - o compromisso atual vai até 31 de julho de 2019. A diretoria avalia que atualizar o valor de mercado é primordial antes de concluir o negócio. Estima-se que o lucro em relação ao jogador possa atingir algo próximo dos R$ 150 milhões.

Os dirigentes cariocas não comentam as negociações e sustentam que a transferência possui inúmeras variáveis que podem alterar o valor. Tudo passa, inclusive, pelo aproveitamento do atleta. Independentemente disso, o fato é que a vida de Vinicius Júnior mudou. O garoto está nas capas dos principais sites e jornais do Brasil e da Espanha. Não é apenas a carreira de uma promessa do futebol, mas toda a família já ensaia uma transformação radical de vida.