De volta, zagueiro do Santos lembra gancho e evita falar de pênalti anulado

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

O zagueiro Gustavo Henrique fugiu da polêmica envolvendo o pênalti anulado pelo árbitro Leandro Vuaden no duelo contra o Flamengo, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. O defensor, que voltará aos gramados após dez meses sem jogar por conta de uma cirurgia ligamentar no joelho esquerdo, preferiu não se pronunciar sobre o caso, pois já foi punido por criticar arbitragens que supostamente prejudicaram o Santos.

"É complicado falar dessa polêmica. Prefiro nem falar de arbitragem, pois falei ano passado e peguei um gancho, além de ser processado. Estava de fora e fiquei torcendo muito. Fiquei muito orgulhoso do time, assim como toda a torcida ficou", afirmou Gustavo Henrique.

Gustavo Henrique foi punido ano passado por criticar o árbitro Rodrigo Batista Pereira, que apitou a derrota do Santos para o Internacional por 2 a 1, em Porto Alegre, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o juiz expulsou o meia Lucas Lima por fazer "cera" em uma cobrança de escanteio.

Gustavo Henrique acompanhou dos camarotes a vitória do Santos contra o Flamengo por 4 a 2, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. O jogo foi marcado por falhas do goleiro Muralha e, principalmente, pelo pênalti anulado.

O lance polêmico foi o pênalti marcado por Vuaden aos 40 minutos do primeiro tempo, em disputa entre Réver e Bruno Henrique na área. Após cerca de um minuto, o juiz consultou o quarto árbitro, Flávio Rodrigues de Souza, e reverteu a marcação da penalidade.

O Santos enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um pedido de anulação da partida contra o Flamengo (veja o ofício aqui). A equipe alvinegra acusa uma interferência externa de Eric Faria, repórter da TV Globo, sobre a arbitragem de Leandro Vuaden. Em contato com o UOL Esporte, Eric Faria afirmou que não quer se pronunciar sobre o caso.

Gustavo Henrique reforça o Santos contra o Grêmio

Após dez meses, Gustavo Henrique deve ser relacionado para enfrentar o Grêmio neste domingo, às 19h (de Brasília), em Porto Alegre, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador está de recuperado de uma cirurgia ligamentar no joelho esquerdo.

"Na verdade durou dez meses, foi um trabalho muito importante lá dentro. Estou muito feliz de estar retornando e ajudar o Santos. Todos os períodos são difíceis. Sou um cara que gosto muito de me dedicar. Ficar só na academia deixa de saco cheio. A perna pesada não aguenta mais. Todos os momentos foram difíceis. Mas superei e vou me preparar para voltar inteiro", disse.

Gustavo Henrique ficará como opção no banco de reservas, pois a dupla titular é formada por Lucas Veríssimo e David Braz.

"Primeiramente eu quero voltar bem. Mentalmente estou muito preparado. Estou com muita vontade. Fico feliz pelos meus companheiros estarem bem também. Só vim para agregar e não para causar intriga. Se for para jogar eu vou ajudar, se não eu vou ficar apoiando de fora", concluiu. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos