Topo

Valladolid não é a primeira: as empreitadas de Ronaldo após a aposentadoria

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 04h00

Ronaldo Fenômeno anunciou na última segunda-feira (3) ter adquirido 51% das ações do Real Valladolid e assumirá a presidência do Conselho de Administração do clube. A empreitada é uma das muitas feitas pelo ex-atacante desde que anunciou sua aposentadoria dos gramados, em 2011.

De lá para cá, Ronaldo assumiu o comando de duas agências de marketing esportivo, integrou o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 e se arriscou no controle de um time de futebol dos Estados Unidos.

9ine

Logotipo da empresa de publicidade e marqueting esportivo de Ronaldo, a 9ine  - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

A empresa de marketing esportivo 9ine foi um dos primeiros grandes investimentos feitos por Ronaldo após a aposentadoria. Em 2011, ao lado do sócio Marcus Buaiz, o ex-atacante investiu na imagem de atletas e teve como maior sucesso a parceria com Anderson Silva. Até então desconhecido do grande público, o então campeão do UFC passou a ser figurinha carimbada em programas e se tornou um dos esportistas fora do futebol mais conhecidos do país.

Ronaldo deixou o dia a dia da empresa em 2013, quando passou a se dedicar ao Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. A volta em 2016 foi curta e a empresa encerrou suas atividades em junho daquele ano.

Comitê Organizador da Copa de 2014

Com Ricardo Teixeira, Ronaldo se torna membro do Comitê Organizador da Copa - AFP PHOTO/Antonio SCORZA - AFP PHOTO/Antonio SCORZA
Imagem: AFP PHOTO/Antonio SCORZA

Ronaldo assumiu a função de integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). Na época do anúncio, em 2011, o ex-jogador negou conflitos de interesse entre o cargo e o fato de ser dono de uma empresa de marketing esportivo. "Não haverá conflito de interesse. Não haverá problema de tráfico de influência. Não sou mais influente hoje do que era ontem", disse na época.

Durante sua passagem pelo COL, Ronaldo ficou marcado pela frase "não se faz Copa com hospital". Na ocasião, o ex-jogador explicava que estava sendo gasto dinheiro com público com segurança e saúde, mas que também era necessário construir estádios.

Fort Lauderdale Strikers

Ronaldo em foto promocional com os jogadores do time - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A primeira investida de Ronaldo no futebol foi em 2014. Na ocasião, o ex-jogador adquiriu uma parte do Fort Lauderdale Strikers, time de futebol dos Estados Unidos. A parceria com o time da Flórida durou três anos, com Ronaldo deixando o negócio no início de 2017.

Octagon Brasil

Desde o início de 2017, Ronaldo voltou ao mercado de marketing esportivo. O ex-jogador se tornou um dos donos da Octagon no Brasil. Entre a cartela de clientes está o atacante Gabriel Jesus, jogador do Manchester City e titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo.