Topo

PM aponta bom comportamento de torcidas do Corinthians e confirma liberação

Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Dassler Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

11/09/2018 12h04

Após reunião na última segunda-feira (10) com a presença da Polícia Militar e de Paulo Castilho, promotor do Ministério Público, as torcidas organizadas do Corinthians conseguiram uma flexibilização a alguns vetos em estádios paulistas. Em um primeiro momento, Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9 e Chopp estão liberadas a utilizar seus uniformes novamente e a levar uma bandeira a jogos corintianos. A confirmação foi feita pelo major Vilariço, da PM.

"É uma tratativa de alguns meses. Foi posicionado a eles que deveriam, para obter o benefício, ter uma melhora de comportamento e uma série de questões relacionadas a isso. Foi deliberada ontem uma volta gradual dos materais. Foi autorizado o uso da camiseta e uma faixa por torcida. Se continuarem se comportando de forma adequada, a tendência é que haja uma melhora. Houve uma troca de diretoria da Gaviões, as outras torcidas vieram, falaram com o MP e nós, com doutor Paulo Castilho, definimos. Foi um processo, não foi nada do dia para a noite", explicou Vilariço.

"As torcidas do Corinthians demoraram mais que as outras, mas perceberam que só perderiam com o enfrentamento do poder público e a entrada de materiais proibidos nos estádios. Não ganharam nada. As outras perceberam antes, como São Paulo e Palmeiras, então já há quase dois anos têm entrado nos estádios, têm colaborado e assim diminuímos os confrontos, o números de problemas, tem um aumento de público e percebemos mais mulheres no estádios. Caiu a ficha agora, então estamos em um segundo processo", descreveu ainda o major. Ao se manter o bom comportamento das organizadas, a PM e o MP devem avaliar futuramente a liberação de bandeirões, bexigas e outros materiais.

Em nota oficial, a Gaviões afirmou que "o fim da proibição ocorre depois de muito diálogo com as autoridades nos últimos quatro meses, além da conduta apresentada pelos nossos associados dentro e fora dos estádios e com o lançamento do Projeto de Recadastramento dos Sócios" e ainda ressaltou que "essa conquista só foi possível graças a colaboração de todos vocês [sócios da torcida] e para continuarmos lutando pela nossa liberdade nas arquibancadas, todos os sócios precisam estar conscientes de suas responsabilidades".

No próximo domingo, às 19h (de Brasília), torcedores do Corinthians estarão livres para usufruir das liberações a partir do jogo contra o Sport, em Itaquera.