Topo

Renato Gaúcho sinaliza permanência, e Grêmio prepara oferta oficial

Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, e Renato Gaúcho abriram negociação - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, e Renato Gaúcho abriram negociação Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2018 04h00

Renato Gaúcho sinalizou ao Grêmio que pretende ficar em Porto Alegre. Na primeira reunião com a diretoria sobre renovação para 2019, o treinador verbalizou o interesse que já havia sido demonstrado recentemente no dia a dia. Agora, o clube gaúcho prepara uma oferta oficial para avançar no tema. A proposta deve ser entregue até o início da próxima semana.

Segundo apurou o UOL Esporte, o encontro entre Renato e Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, serviu para ambos falarem sobre o planejamento de 2019. A ideia do clube é usar ainda mais jovens no time principal e buscar reforços pontuais.

A mensagem passada por Renato Gaúcho foi de concordância com os termos. Nos últimos dois anos, o Grêmio forjou elenco com garotos da base e medalhões indicados pelo técnico. O próximo passo é ampliar o percentual de jovens e dar ainda mais profundidade ao plantel com reservas de melhor nível.

Nesta quinta, Bolzan Jr. terá reunião com o departamento de futebol para seguir tratando do tema.

Novela e paciência

O Grêmio pretende entregar proposta oficial a Renato até o início da próxima semana, contudo não dará prazo para que o treinador responda. Até por isso, a diretoria já está preparada para uma certa "novela", aguardando com paciência um desfecho não tão rápido da negociação.

A oferta salarial a ser apresentada terá previsão de aumento, mas a quantia não é considerada substancial pelos dirigentes. O reajuste é visto como adequado mesmo depois das eliminações na Copa do Brasil e Libertadores. Antes da reunião, o Grêmio considerava a pedida financeira como um novo sinal sobre a vontade do técnico. Depois dela, o entendimento é que a mensagem é de 'fico'.

Em abril, Renato Gaúcho recusou proposta do Flamengo e não recebeu aumento salarial. À época, o treinador permaneceu sob argumento do planejamento feito pelo Grêmio para o ano e pela temporada em andamento. Uma saída ali deixaria o clube gaúcho exposto no mercado.

Contratado em setembro de 2016, Renato tem a seu favor os títulos e o comando pleno do futebol gremista. Os dirigentes também entendem ser um trunfo o ambiente com uma espécie de salvo-conduto perante boa parte da torcida, algo que dá mais liberdade ao trabalho.