Topo

Football Leaks: Ramos foi pego em antidoping na final da Champions de 2017

Denis Doyle/Getty Images
Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/11/2018 16h25Atualizada em 23/11/2018 19h03

De acordo com informações do "Football Leaks", publicadas nesta sexta-feira (23) e repercutidas por jornais do mundo inteiro, Sergio Ramos foi flagrado em exame antidoping na final da Liga dos Campeões de 2016/2017, vencida pelo Real Madrid contra a Juventus, em Cardiff, no País de Gales.

A publicação diz que a Uefa teria arquivado o caso na época por considerar válidas as explicações "de quatro linhas" do jogador e do médico do Real, que enviou uma receita médica que justificaria o uso da substância em questão. O texto diz que a amostra recebida pelo laboratório da Áustria apontou a presença de dexametasona na urina do atleta.

Esta substância é proibida pela WADA (Agência Mundial AntiDoping) em uso retal, intramuscular, oral e intravenoso. Só é autorizada se for comunicada com antecedência pelo médico da equipe e devidamente justificada. A informação é de que Ramos teria usado dexametasona por via nasal, e a agência não proíbe esta administração específica.

Se um médico não comunicar o uso da substância antes do exame, ele e o atleta passam a ser considerados suspeitos em um caso de doping. A dexametasona possui efeito anti-inflamatório, que ajuda no alívio de dores e aumenta a concentração e euforia.

A única medicação declarada por Ramos antes da partida foi uma injeção de betametasona, substância igualmente anti-inflamatória e proibida pela WADA. Neste caso, o uso foi comunicado com antecedência sob justificativa de que o atleta sofre de "patologias crônicas" no joelho e ombro esquerdos.

O médico alegou ter cometido um "erro humano" no calor do momento, dadas as circunstâncias em que a coleta é realizada após os jogos - naquele momento, o antigo Rei da Espanha, Juan Carlos, havia acabado de visitar Sergio Ramos na sala com o então presidente espanhol, Mariano Rajoy.

A Uefa tomou nota das explicações e interpretou que "muito provavelmente ocorreu um erro administrativo". A entidade encerrou o caso: "No futuro, pedimos a você [Sergio Ramos] e ao médico da equipe que sejam cautelosos ao máximo".

A publicação ainda revela que Ramos teria tomado banho antes de um teste de urina em abril deste ano, após vitória sobre o Málaga; a Lei Antidoping Espanhola interpreta este tipo de atitude como possível obstrução dos procedimentos. No início de novembro, o "Football Leaks" já havia antecipado que exporia uma estrela mundial por doping.

Real Madrid se manifesta sobre informações

O Real emitiu nota sobre a publicação ainda na tarde desta sexta-feira. O clube merengue nega que Sergio Ramos tenha deixado de cumprir regras do exame antidoping, e reitera que a Uefa deu por encerrado o caso em que o atleta foi pego por uso de dexametasona. Confira:

Em relação à informação publicada pelo jornal Der Spiegel, referente ao nosso capitão Sergio Ramos, o clube manifesta o seguinte:

  1. Sergio Ramos nunca deixou de cumprir as regras do controle antidoping
  2. A Uefa solicitou informação pontual e encerrou o referido assunto imediatamente, como é habitual nestes casos, após a verificação dos próprios especialistas da WADA e da própria Uefa
  3. Sobre o restante do conteúdo da mencionada publicação, o clube não se pronunciará diante da natureza insubstancial das evidências

Uefa critica "acusações infundadas"

Em nota publicada pelo jornal espanhol Marca, a Uefa rechaçou “energicamente as acusações infundadas de que ocultou resultados positivos” de exames antidoping.

“Todos os casos de controle de dopagem da Uefa são realizadas conforme o Códio da Agência Mundial Antidoping (Wada). A Uefa informou tanto Wada quanto Fifa de todos os casos requeridos pelo Código da Wada e da Uefa, proporcionando informações detalhadas, relatórios de especialista e evidências durante os referidos casos”, afirma a nota.