Topo

Homenageada, Marta ganha Bola de Ouro da ESPN e faz discurso pela igualdade

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/12/2018 14h53

A cerimônia da Bola de Prata ESPN, ocorrida em São Paulo nesta segunda-feira (3), não se limitou a homenagear apenas os destaques do Campeonato Brasileiro. A emissora paulista aproveitou a cerimônia para dedicar uma Bola de Ouro para a craque Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados). A jogadora da seleção se emocionou no palco e chorou ao discursar pela igualdade de gêneros na sociedade.

Leia mais

"Fica até difícil de falar. Minha emoção é muito grande. Quero dedicar esta linda homenagem às mulheres, às comentaristas que a cada dia vem mostrando uma dedicação enorme e quebrando barreiras. Justamente por isso tudo continuamos na luta e não vamos desistir nunca...a Milene [Domingues] e todas as meninas que ela vem aí trabalhando junto na televisão; enfim, as atletas, que muita gente ainda desconhece, mas se dedicam muito", discursou a camisa 10 da seleção, antes de fazer um pedido.

"A gente se dedica muito por um simples propósito: igualdade de gênero. Igualdade para todos e todas. Que tenhamos total liberdade para o que a gente quer fazer, seja no esporte ou em qualquer outra atividade. Também quero agradecer por este dia especial, vocês estão fazendo essa homenagem ao Rei. Joguei no feminino do Santos e com a 10, tenho boas lembranças", acrescentou a jogadora.

Marta ainda permaneceu no palco e entregou o troféu Bola de Ouro, igual ao que recebeu, para o meia Dudu, eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. O camisa 7 se aproveitou da solenidade para também prestar a sua homenagem à atleta da seleção verde-amarela.

"Quero agradecer. Não sei se estou mais emocionado por dividir o palco com a Marta ou por ganhar o prêmio. É o sonho de todo jogador estar aqui, disputar o Brasileiro e de ganhar a Bola de Ouro. Quero agradecer ao Felipão, ao presidente, Cícero, Alexandre e ao torcedor. Espero estar aqui ano que vem de novo", declarou o destaque da Série A.

A homenagem à craque do Brasileirão ocorreu depois da exibição de um vídeo de 2016 com Pelé, que se mostrava emocionado por receber a sua Bola de Prata. Diversas personalidades do esporte como Wlamir Marques, Oscar, Maurren Maggi e Cesar Cielo falaram sobre a admiração pelo Rei do Futebol.

Com Marta, a emissora relembrou o sexto prêmio dado pela entidade máxima do futebol à jogadora, neste ano, e os números expressivos da carreira. Por fim, a craque da seleção ganhou a sua própria Bola de Ouro, mesmo sem ter atuado no Campeonato Brasileiro, competição que gerou a tradicional premiação. Foi a primeira mulher na história a receber a honraria.